PREÁ Cavia aperea (Erxleben, 1777)
Classe: Mammalia Ordem: Rodentia Família: Caviidae Subfamília: Caviinae
Foto: Germano Woehl Jr. Local: Alto Quiriri , Campos de Altitude - Garuva, SC, Sede da Fazenda da Ciser Data: 20.02.2007
AMEAÇAS: A destruição do hábitat, por incêndios e desmatamentos, é a principal causa do pelo desaparecimento da espécie. Gatos domésticos soltos em áreas preservadas e cães caçadores também contribuem com o extermínio da população desse gracioso roedor nas regiões com ocupação humana. Em certos lugares, também é caçado pelo homem. Por ser um mamífero de pequeno porte e de rápida reprodução, a situação da espécie não é tão grave como a da maioria dos mamíferos de maior porte.
DESCRIÇÃO: É um roedor, mede entre 16 a 29 cm e pesa de 250 a 290 g. Há variações de coloração entre as populações, mas, em geral, os pêlos ásperos são cinza-amarronzados, sendo as partes inferiores do corpo esbranquiçadas. Os membros são curtos, e os dedos possuem unhas bem desenvolvidas e afiadas. Os dedos dos pés posteriores têm uma membrana entre eles. Não possui cauda. ALIMENTAÇÃO: É um animal herbívoro, come geralmente capim.
REPRODUÇÃO: A fêmea atinge a maturidade sexual com 2 a 3 meses de idade. Quando entram no cio, o macho começa a dança nupcial em volta da fêmea e mexe a boca como se estivesse mastigando. A aprovação acontece quando a fêmea passa a emitir guinchos e a repetir o movimento da boca do macho.A gestação dura de 60 a 70 dias e nascem de 1 a 4 filhotes com os olhos abertos e com pêlos. Amamentados por 1 mês, depois passam a se alimentar sozinhos. A fêmea pode criar duas vezes por ano.
OBSERVAÇÕES: O preá vive dentro de brejos, capoeiras, capinzais, gravatazais, imediações de matas úmidas, ou em qualquer tipo de vegetação baixa e fechada, de preferência com água nas proximidades. Faz pequenas galerias (túneis) no meio do capim. Nas horas crepusculares sai de seu esconderijo a procura de alimento. Nos locais onde vive pode-se perceber com facilidade sua presença através das trilhas que deixa no meio do capim. Faz ninhos em buracos e em moitas de capim. Pode andar em grupos, geralmente constituídos de 6 a 15 indivíduos. É um animal muito importante na cadeia alimentar, sendo um item importante na dieta de muitos mamíferos ameaçados de extinção.
|