INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

OURIÇO-CACHEIRO
Coendou insidiosus

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Putim, São José dos Campos (SP)
Data: 14/11/2017


AMEAÇAS
A destruição e fragmentação do hábitat devido aos desmatamentos. O ouriço-cacheiro já não é muito comum de ser encontrado. 

Descrição
Mede de 50 a 90 cm de comprimento com a cauda e pesa de 1,5 a 2 kg. É um animal com características peculiares, apresentando as partes superiores do corpo cobertas por espinhos, os pêlos têm coloração marrom escura com a ponta amarelada. Os espinhos são pretos com a ponta amarelo-ouro e chegam a medir 6 cm.
A região ventral não possui espinhos. As vibrissas (bigode) são longas. Os membros, que são curtos, possuem 4 dedos munidos de unhas grandes e curvas. A cauda é comprida e preênsil, tendo a parte anterior espinhosa e posterior com pêlos. 

Alimentação
De hábito alimentar herbívoro, come folhas e frutos de embaúba, coqueiro-jerivá, palmito, canela, baguaçu, figueira e de muitas outras árvores que encontra na floresta. 

Reprodução
Atinge a maturidade sexual com 1 a 1,5 ano de idade. Nascem de 1 a 2 filhotes. 

Observações
Animal de hábito crepuscular e noturno, sobe nas árvores de forma lenta, mas com extrema agilidade e segurança, usando a cauda para se segurar. Vive em florestas primárias e secundárias (até em capoeiras). Procura como abrigo oco de árvores. É um roedor dócil, mas quando se sente ameaçado por algum predador ou cão de caça encolhe o corpo e eriça os espinhos para se defender.
É um animal solitário (não anda em grupos). O ouriço-cacheiro quase nunca desce ao chão; a água que necessita é extraída de seus alimentos (frutas, brotos e folhas da copa das árvores), que são muito hidratadas. Por ser um animal bastante lento, é comum serem vítimas de atropelamento, ao tentarem se deslocar entre os últimos fragmentos de nossas florestas.

Vídeo: Ouriço-cacheiro se alimentando de pitangas e folhas da árvore Santa Bárbara


 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate