INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

QUATI
Nasua nasua

Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae

Nome em inglês: Coatis, Coatimundis

Foto: Germano Woehl Junior 
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis – Santa Catarina 
Data: 25/01/2010

Ameaças
Destruição do hábitat (desmatamentos) e a caça. Com a utilização de cães de caça o quati foi exterminado em muitos fragmentos de floresta. Um cão fareja seu cheiro e o localiza com muita facilidade. Para proteger-se do cachorro, o quati sobe numa árvore, ali permanecendo imóvel, achando que está seguro. Mas o caçador o encontra, com muita facilidade, pelo latido do cachorro, matando-o, sem piedade, a tiros de espingarda. 

Esta imagem principal e algumas da galeria de fotos foram tiradas de um grupo de quati que encontramos na trilha da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí. Se fosse um caçador teria matado pelo menos 4 indivíduos, pois eles subiram em árvores isoladas e ali permaneceram o tempo todo.

Descrição
Mede de 89 cm a 1,25 m de comprimento total (incluindo a cauda). Pesa cerca de 10 kg. Nos quatis existem variações quanto à coloração, mas em geral, possui o corpo cinzento-amarelado, com as partes laterais e região ventral mais claras. O focinho é alongado de ponta muito móvel. Os membros anteriores são muito curtos e mais escuros que os posteriores. O nome quati vem do tupi “akwa’ti” que significa “nariz pontudo”. 

Alimentação
Alimenta-se de aves, rãs, pererecas, ratos e outros pequenos animais, além de frutos encontrados na floresta. Com o focinho, que é bastante móvel, revolve folhas, pedras e tocos no chão para achar rãzinhas, larvas, minhocas e outros alimentos. Percorrem em torno de 1,5 a 2 km diariamente a procura de alimento.

Reprodução

Na época do nascimento dos filhotes, a fêmea isola-se do grupo. Ela os tem em um ninho feito sobre um galho de árvore, afastado do solo. O período de gestação é de 10 a 11 semanas, nascendo de 02 a 07 filhotes que pesam cerca de 100 g e abrem os olhos depois de onze dias. Com 05 semanas os filhotes saem dos ninhos, e com 15 meses tornam-se adultos. Atingem a maturidade sexual com 02 anos. 

Observação

O quati é encontrado na floresta atlântica, de preferência em regiões de mata fechada com árvores de porte alto. Pode ser visto em ambientes de campo aberto, é um animal ligeiro e hábil. Locomove-se pelas árvores tão bem quanto no solo, usando a cauda como um membro de equilíbrio. Não constrói seu esconderijo, abrigando-se em ocos e galhos de árvores, sob raízes e em tocas subterrâneas. Quando atacado, procura refúgio em árvores altas. O quatí é um animal de hábitos diurnos, mas os machos adultos costumam praticar atividades noturnas. Anda solitário ou em grupos de 8 a 18 indivíduos, ou até mais. Os machos velhos têm o hábito de andarem sozinhos e são chamados de “quatis mundéus”.
É visto com relativa freqüência em seu habitat natural, apesar de ser bastante perseguido pelo homem. 

Distribuição geográfica
Em todo o território do Brasil, Colômbia, norte da Argentina e Uruguai.

Vídeos
Filhote de quati que foi resgatado pela polícia na rua, na área urbana, com um pedaço de cordão amarrado no pescoço (que rompeu-se e ele conseguiu escapar). Estava faminto e com um ferimento grave  (cicatrizando) nas costas, provavelmente provocado por um cão de caça ao ser capturado. Repare no video feito alguns dias após ele ganhar a liberdade que ele já estava bem adaptado para viver na natureza. Sua recuperação (alívio do estresse do cativeiro) foi rápida e ele voltou definitivamente para a florestas poucas semanas depois.

 
 

 

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate