INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

PACA
Agouti paca


Foto: Germano Woehl Junior
Local: Zôo de Pomerode - Santa Catarina
Data: Janeiro 2004


Ameaças 
Atualmente é espécie rara devido à caça e também à destruição das florestas, sobretudo às margens de rios. É o mamífero mais perseguido pelos caçadores.

Descrição
A paca chega a atingir 80 cm de comprimento total e pesa de 5 a 13 kg. Seu corpo é robusto e alongado, com os membros traseiros e dianteiros curtos e fortes; os dedos apresentam unhas grossas semelhantes a cascos. As vibrissas (“bigodes”) são longas e servem como sensores para localizar a comida na escuridão da noite. Possui quatro dedos nas extremidades anteriores e cinco nas posteriores.
A coloração geral é marrom-acinzentada ou vermelho-acastanhada. Bochechas, pescoço, peito e ventre, brancos. As laterais do corpo apresentam pequenas manchas branco-amareladas, podendo formar linhas longitudinais. A audição e o olfato são bem desenvolvidos e a visão é fraca. O filhote nasce semelhante ao adulto.

Alimentação
É um animal herbívoro, alimenta-se de uma variedade de vegetais, come folhas, pedúnculos, talos, raízes, sementes e frutos silvestres. É um grande dispersor de sementes. 

Reprodução
Depois de um período de aproximadamente 60 dias, a fêmea dá luz de um a três filhotes por parto, que são cuidados pela mãe por alguns meses. 

Observações
A paca vive em regiões de mata primária e secundária, preferencialmente nas proximidades d’água. Freqüenta também regiões de banhados. Pode ocorrer em áreas mais abertas. É um animal de hábito noturno, passando o dia escondido em tocas que constrói, com mais de uma saída, nas barrancas de rios ou em outros declives. Utiliza também buracos feitos por outros animais, ou abriga-se ainda sob pedras, raízes e ocos de árvores.
Quando assustada, se não consegue esconder-se em sua toca, procura rapidamente a água onde mergulha e nada muito bem. Ao ficar irritada, emite um som forte e rouco. É tímida e solitária, andando aos casais somente na época de reprodução. Em áreas protegidas e onde não são caçadas, as pacas podem ser comuns. 

Vídeo
Paca filmada com câmera de trilha durante a madrugada na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate