CARACTERÍSTICAS DOS ANFÍBIOS PERERECAS RÃS SAPOS
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

RÃ-ALBINA
Xenopus laevis

ESPÉCIE INVASORA - NÃO É NATIVA DA FAUNA BRASILEIRA


ATENÇÃO: O COMÉRCIO DESTA ESPÉCIE NO BRASIL É ILEGAL!

A rã-albina (Xenopus laevis), também conhecida como rã-albina-africana, é originária da África e há alguns anos chegou a ser empregada em testes de gravidez. Recentemente, indivíduos desta espécie, modificados geneticamente pelo homem (para torná-los albinos), foram encontrados em dois "pet-shop" da cidade de Goiânia-GO, sendo comercializados ilegalmente. 

O problema é que as pessoas compram estes bichos (mesmo sendo ilegais), depois se arrependem e soltam na natureza, achando que estão fazendo o bem, quando na verdade estão cometendo uma grande maldade com a natureza, pois estão introduzindo um bicho de outro lugar, que ao longo do tempo vai causar sérios problemas para a fauna brasileira, destruindo um patrimônio da humanidade, com consequências graves para as gerações futuras.

A "bioinvasão", juntamente com a eliminação de ambientes naturais, é considerada hoje, por vários pesquisadores, como um dos principais fatores responsáveis por declínios populacionais e extinção de espécies nativas. 


Entre os anfíbios exóticos invasores no Brasil, além da rã-albina (Xenopus laevis) temos outro caso mais grave ainda, a rã-touro-gigante (Rana catesbeiana) - veja em

http://www.ra-bugio.org.br/ver_especie.php?id=556


Essas espécies exóticas são verdadeiras poluições biológicas, pois além de predarem espécies nativas ainda competem por sítios de postura, alimentos, habitat. Vários estudos estão sendo feitos para avaliar os impactos causados, bem como as melhores maneiras de mitiga-los: Smith e Green, 2002; Ferreira, 2003; II Fórum para Estratégias de Conservação e Manejo de Anfíbios e Répteis no Brasil - a se realizar no I Congresso Brasileiro de Herpetologia, em julho deste ano, Curitiba/PR

Fonte destas informações: 

IBAMA - RAN
http://www.ibama.gov.br/ran/index.php?id_menu=143&id_arq=3


Foto: Johnny Jensen 


 

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate