INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

GATO-DO-MATO-MARACAJÁ - Margay
Leopardus wiedii


Foto: Germano Woehl Junior
Local: Zôo de Pomerode - Santa Catarina
Data: Janeiro 2004

AMEAÇADO DE EXTINÇÃO

Ameaças
A destruição das florestas e a caça predatória pela ação humana ameaçam a sobrevivência deste felino. Sua ocorrência sempre foi rara, fato comum para os animais que estão no topo da cadeia alimentar. A captura criminosa para o tráfico de animais silvestres também contribui para a extinção desta espécie na natureza. 

Descrição
Mede de 70 a 1,20 m de comprimento com a cauda. Pesa entre 3 e 9 kg. As patas são grandes com garras retráteis, curvas e afiadas. Apresenta quatro dedos largos nas quatro patas e um quinto dedo reduzido nas patas dianteiras, representado apenas por uma garra. Ao caminhar, apoia somente os dedos no solo. Além disso, as patas são providas de almofadas, o que lhe permite saltar com agilidade e sem ruídos. 

Alimentação
Animal carnívoro, alimenta-se de pássaros diversos, cobras, lagartos, cutia, preá, furão, sapos e muitos outros como por exemplo o rato, e assim, controla sua população. Come também frutas que encontra na floresta 

Reprodução
Atinge a maturidade sexual entre 2 e 3 anos de idade. Reproduz-se nos meses de primavera e verão, tendo um período de gestação de aproximadamente 80 dias. Nascem de 1 a 3 filhotes, que são mais escuros que os adultos e são amamentados até mais ou menos dois meses. 

Observações
É um animal solitário e de hábito noturno. Necessita de florestas bem preservadas para sua sobrevivência, não adaptando-se bem a ambientes perturbados pela presença humana. São terrestres e também sobem em árvores. Quando em região de mata fechada, pode ser ativo durante o dia e ao entardecer.
Refugia-se em grutas, ocos e galhos de árvores e tocas abandonadas. Apesar da ampla distribuição é uma espécie naturalmente rara e considerada vulnerável, principalmente pela destruição das florestas.

 

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate