INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

CACHORRO-DO-MATO-VINAGRE
Speothos venaticus


AMEAÇADO DE EXTINÇÃO


É muito raro em Santa Catarina. O último exemplar foi visto em 1992 na Reserva Estadual do Sassafrás, no alto vale do Itajaí. Os desmatamentos e a ação criminosa dos caçadores que, além de matá-lo, exterminam com outros animais silvestres, sua fonte de alimentação.

DESCRIÇÃO:
O cachorro-do-mato-vinagre possui uma adaptação para viver em regiões alagadas: seus dedos são ligados por uma membrana, o que o torna um hábil nadador e mergulhador. Esta afinidade com a água o torna conhecido no Peru como "cachorro d'água". Também não possuem alguns molares comuns em canídeos. Seu comprimento é de aproximadamente 90cm com a cauda. Tem cerca de 30cm de altura e pesa de 5 a 7 kg. 

ALIMENTAÇÃO:
Alimenta-se de caranguejos, cutias, pacas, tatu-galinha, ratos, sapos, rãs, pererecas, peixes, já em grupo, costumam caçar animais maiores como capivaras jovens. 

REPRODUÇÃO:
Com um ano de idade atinge a maturidade sexual. As fêmeas têm uma gestação de 67 dias, nascendo em média três filhotes, sendo que as ninhadas podem variar de um a seis. Os machos costumam trazer alimento para as fêmeas durante o período de amamentação. 

OBSERVAÇÕES:
Este canídeo de hábitos diurno e carnívoro, distribuía-se originalmente por quase toda a América do Sul, desde a fronteira da Colômbia com o Panamá até Santa Catarina. Está em processo de extinção por causa das queimadas, desmatamentos e ocupação humana de seus hábitats. Atualmente, no Brasil, pode ser encontrado em florestas de Mata Atlântica, como no Parque Estadual Intervales-SP, em campos úmidos no cerrado, como no Parque Nacional das Emas-GO e no Pantanal. Na natureza, apesar de ser difícil de ser visto, já foi observado em grupos de 10 a 12 animais. Abriga-se em tocas em troncos de árvores e em buracos abertos por tatus de grande porte. Tem em média 10 anos de vida.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate