INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
  4. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

BUGIO (Femea com filhote) - brown howling monkey
Alouatta guariba
 

Nomes em inglês: Brown Howler Monkey - Brown Howling Monkey - Southern Brown Howling Monkey

Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Atelidae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 23/01/2010



AMEAÇAS
Desmatamento que reduz cada vez mais o hábitat e estradas que cortam áreas preservadas, fragmentando cada vez mais estes espaços já bastante reduzidos. Outra problema é a caça. O bugio é muito manso e torna-se alvo fácil de caçadores. Geralmente, atiram também na mãe com o filhote para capturá-lo e vendê-lo.

Descrição 
Apelagem dos bugios é longa, variando de coloração devido a diferenças individuais, de idade e sexo. Na espécie Alouatta guariba o macho geralmente é marrom avermelhado com reflexos dourados e a fêmea é mais escura, quase preta, assim como os jovens. 

A voz do bugio é marcante (serve, entre outras utilidades, como defesa porque espanta o inimigo). Possui larga expansão do ângulo da mandíbula e grande dilatação do osso hióide - entre a laringe (tubo cartilaginoso da garganta) e a base da língua -, o qual funciona como caixa de ressonância. Essa caixa amplifica a voz do bugio como a caixa do violão amplifica o som de suas cordas. O som emitido é rouco e forte, podendo ser ouvido a longas distâncias. 

Outra característica marcante dos bugios é a presença de uma espessa barba que rodeia a face, nos machos ela é mais evidente. Possuem cinco dedos providos de unha, olhos grandes com pálpebras bem desenvolvidas e posicionados à frente da face. Os membros são curtos e fortes. A cauda preênsil, longa e peluda, sendo a parte terminal, do lado interno, nua, é usada como quinto membro. A posição do grande polegar oponível, tanto nos pés como nas mão, facilita a locomoção nas árvores e a manipulação do alimento. 

Hábitos Alimentares 
Apresenta regime alimentar basicamente vegetariano, alimenta-se dos frutos da canela, embaúba e do ingá; além de brotos, sementes, folhas, a base de bromélias (parte nova da planta) e, às vezes, insetos. Na RPPN Santuário Rã-bugio foi filmado se alimentando das folhas da FIGUEIRA-BRANCA Ficus insipida (assista ao vídeo abaixo). O macho vigia enquanto o grupo se alimenta. 

Habitat
O bugio-ruivo é encontrado em regiões florestadas, geralmente permanecendo no topo das árvores mais altas. 

Reprodução 
Os nascimentos ocorrem em todas as estações do ano e após um período de gestação de aproximadamente 140 dias, nasce apenas um filhote, que fica agarrado às costas da mãe durante os primeiros meses de vida. quase sempre nasce um filhote por parto, que anda grudado nas costas da mãe por algum tempo. 

Observações 
É de hábitos diurnos e crepusculares; é social, formando pequenos grupos de 2 a 12 indivíduos, formados por ambos os sexos e idades variadas, liderados por um macho adulto. O som emitido serve, além da defesa, para delimitar território e pode ser ouvido no meio da floresta a grandes distâncias. Geralmente é o líder do grupo que uiva e só de vez em quando os outros machos uivam simultaneamente. Passa a maior parte do dia descansando. Seus movimentos por entre as árvores são lentos e cuidadosos, raramente pulando de galho em galho. O bugio ruivo é animal muito sensível dificilmente adaptando-se fora de seu habitat natural. Sua população encontra-se reduzida, principalmente por causa da destruição das matas. 




Videos:
Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio, Guaramirim - Santa Catarina




 

Local: RPPN das Araucárias Gigantes, Itaiópolis - SC


 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate