CARACTERÍSTICAS DOS ANFÍBIOS PERERECAS RÃS SAPOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

PERERECA-GEOGRÁFICA
Boana geographica

sinônimo: 
Hypsiboas geographicus
Hyla geographica


Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Subordem: Neobatrachia
Família: Hylidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC



Tamanho:
40 mm (macho); 75 mm (fêmea)

Estratégia de reprodução
Os ovos são depositados numa película de gel, na superfície da água, que fica escondida e aderida na vegetação às margens das lagoas permanentes.

A tonalidade de sua pele pode variar de marrom escuro até a branca. Reproduz-se o ano todo. O coaxar dessa espécie é bastante baixo, inaudível à distância superior a 10 metros. Os girinos são facilmente identificáveis pelo fato de ficarem grandes e viverem agrupados conforme mostram os vídeos abaixo. A razão desse comportamento pode ser para simular a aparência de um animal de grande porte e assim assustar possíveis predadores (o pássaro bem-te-vi é um dos predadores naturais desses girinos).

Outra possibilidade seria para facilitar a obtenção de alimento: partículas em suspensão na água. Agrupados, os girinos conseguem agitar mais o fundo da lagoa e, desse modo, obter mais alimento. Os girinos mais desenvolvidos costumam saltitar na superfície da água. O tamanho atingido pelos girinos dessa espécie é bastante superior ao tamanho de outras espécies. Quando jovens, as rãzinhas têm uma forma bem diferente dos adultos. 

Os girinos da PERERECA GEOGRÁFICA que acabaram de sair da água para iniciar a fase de vida terrestre exibem um comportamento bastante curioso. Eles ficam agrupados sobre a vegetação dos banhados para se exporem ao sol durante um certo período após deixarem a fase vida aquática. Veja nas fotos da galeria.

Distribuição geográfica
Mata Atlântica de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Vídeos: Coaxar da perereca-geográfica


Videos dos girinos agregados para similar um animal grande




 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate