CARACTERÍSTICAS DOS ANFÍBIOS PERERECAS RÃS SAPOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

SAPO-CURURU
Rhinella icterica

Classe: Amphibia
Subclasse: Lissamphibia
Ordem: Anura
Subordem: Neobatrachia
Superfamília: Hyloidea (=Bufonoidea)
Família: Bufonidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Serra do Mar - Corupá, Santa Catarina
Data: 06/05/2000


TAMANHO
13 cm (macho); 15 cm (fêmea) 
O EXEMPLAR DA FOTO É UMA FÊMEA. Observe na galeria de imagens que o macho é bem diferente: é menor e tem a coloração esverdeada.

OCORRÊNCIA
Regiões sul e sudeste do Brasil. 

ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO
Desova em lagoas temporárias e permanentes. Os ovos ficam protegidos num cordão de gel com alguns metros de comprimento que é enrolado na vegetação aquática.

Esta espécie de sapo é muito comum de ser encontrado em áreas habitadas por causa da fartura de comida proporcionada pela iluminação (lâmpadas dos postes e das casas) que atraem uma grande quantidade de insetos. É um bicho muito útil ao homem porque ele controla a população de insetos e lesmas, pragas da agricultura. Um único sapo adulto pode devorar 10 mil insetos em 3 meses.

Até ratos pequenos fazem parte de seu cardápio. Vem desaparecendo em muitos lugares por causa da poluição e drenagem das lagoas, locais onde ele procria. As fêmeas, que são maiores que os machos (como ocorre para a maioria das espécies de anfíbios), atingem o tamanho de 15 cm. 

VÍDEOS

Sapo da espécie Bufo ictericus (exemplar macho) capturando insetos próximo a um poste de iluminação pública. Filmado em Corupá (SC), ao pé da serra do Mar da região norte de Santa Catarina.

OBSERVE COMO É IMPRESSIONANTE A RAPIDEZ DO SAPO PARA CAPTURAR UM INSETO! Quando eu (Germano) fiz esta filmagem, pensei que não tinha registrado a captura do inseto. Somente ao assistir o vídeo é que eu descobri o que tinha acontecido. A natureza nos revela muitas surpresas.








 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate