Estratégia de reprodução A desova é feita em forma de uma película de gel sobre a superfície da água, às margens de lagoas permanentes ou temporárias, protegida pela vegetação; o período de reprodução vai de agosto até abril.
Enquanto coaxam, à noite, os machos adquirem a cor amarela. Durante o dia sua coloração varia muito, podendo ficar completamente verde. Apresenta atividade noturna, como a maioria das espécies, e durante o dia dorme escondida em bromélias ou lugares úmidos nas árvores; devido à perda do hábitat, costuma frequentar o banheiro das casas porque necessita manter sua pele umedecida e assim poder respirar, pois os anfíbios respiram parcialmente através da pele e se esta ressecar, os poros se fecham, dificultando a respiração, o que pode lhe provocar a morte por asfixia.
Alimentação Assista ao vídeo abaixo para ver a perereca se alimentando de insetos (pernilongos e outros) sobre o vidro de uma janela. Observe a agilidade, mesmo estando sobre uma superfície vertical.
Distribuição geográfica Está distribuída nos estados de Santa Catarina (planalto serrano e litoral), Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Vídeos: Perereca-de-banheiro coaxando
Video mostrando a perereca capturando pernilongos sobre o vidro da janela