PERERECA-DE-CAPACETE Aparasphenodon bokermanni
Classe: Amphibia Ordem: Anura Subordem: Neobatrachia Família: Hylidae
Foto: Germano Woehl Junior Local: Áreas bem preservadas de floresta de restinga em Guaramirim, Santa Catarina Data: 01/11/2002
ESTA PERERECA VIVE EXCLUSIVAMENTE NA FLORESTA DE RESTINGA (é endêmica da Floresta de Restinga). ESTÁ AMEAÇADA DE DESAPARECER EM SANTA CATARINA PORQUE AS ÚLTIMAS ÁREAS DESTE ECOSSISTEMA, NA REGIÃO NORTE DO ESTADO, ESTÃO SENDO CRIMINOSAMENTE DESTRUÍDAS .
TAMANHO: 63 mm (macho)
OCORRÊNCIA: Até agora só é conhecida nas reduzidas áreas de restinga que restaram em Guaramirim, SC, e Iguape, SP.
ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO: Utiliza a água empoçada no interior das câmaras formadas sob o enraizamento das árvores coberto pela espessa camada de folhas em decomposição, nas áreas com floresta de restinga.
Espécie muito rara, considerada endêmica de Iguape, SP, figurando na lista dos animais ameaçados de extinção naquele estado. Foi recentemente encontrada por nós (Germano e Elza) em Guaramirim, SC, num dos últimos fragmentos de floresta de restinga de interior que restou. Está muito ameaçada por depender desse tipo de ecossistema; ela tem vida restrita a este ecossistema, ou seja, não sobrevive fora dele (como nos morros, por exemplo). Todo o esforço deveria ser empreendido para preservarmos este tipo de floresta, que além dessa espécie abriga outras, incluindo plantas também, ou seja, a floresta de restinga abriga uma biodiversidade riquíssima, com muitas espécies endêmicas (que só ocorrem ali).
O coaxar da perereca-de-capacete é semelhante ao som produzido pela batida de um pedaço de pau num tronco de uma árvore oca. Ela tem uma estrutura óssea reforçada na cabeça que supostamente serve para se proteger de picadas de insetos ou do ataque de pássaros predadores enquanto dorme dentro dos tubos formados pelas folhas de bromélias (ela entra nesses tubos e fica apenas com a parte superior da cabeça exposta, que apresenta este “escudo protetor”). Por este motivo, recebeu o nome de perereca-de-capacete.
|