INTRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA AGRADECIMENTOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CUÍCA-DE-TRÊS-LISTRAS
Monodelphis iheringi (Thomas, 1888)

Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelphidae

Foto gentilmente cedida por Mariane Eggert de Figueiredo
Local: Angelina (SC) - próximo ao rio Tijucas
Data: 07/04/2012
(ocorre na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim - SC)

AMEAÇAS: Desmatamento e soltura de gatos domésticos próximos às mata preservadas. Como são dóceis, podem ser exterminadas de uma região por um único gato. Quando solto na natureza um gato doméstico transforma-se rapidamente em feral.

Descrição
Medida da cabeça e corpo em torno de 87mm; cauda: em torno de 47mm. Não possui marsúpio (bolsa marsupial). Apresenta pelagem dorsal marrom com três faixas longitudinais negras, típicas desta espécie, sendo a central do focinho à base da cauda e as laterais dos ombros à base da cauda. A pelagem ventral é marrom-clara. Possui cauda não preênsil, marrom-escura no dorso e levemente mais clara no ventre, coberta em toda a sua extensão por pequenos pêlos.

Hábitat
São considerados animais raros, encontrados tanto em florestas primárias quanto secundárias. Contudo, na RPPN Santuário Rã-bugio são relativamente comuns na parte de floresta primária. Já observei duas vezes enquanto aguardava sentado sobre a camada de folhas secas (serapilheira) a oportunidade para filmar e fotografar a dança da ave tangara-dançador. Em uma das oportunidades dois indivíduos vieram cheirar câmera fotográfica na minha mão (não deu tempo de trocar a lente para fotografá-los).

Alimentação
São animais insetívoro-onívoros. Na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim (SC), observei que prospectavam as sementes regurgitadas pelo tangará-dançador no meio da serapilheira

Distribuição
Mata Atlântica de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também ocorre em Missiones na Argentina (Mata Atlântica de interior).

Agradecemos ao Fernando Tortato pela ajuda na identificação da espécie
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate