INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
  4. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

CARRAPATEIRO
Milvago chimachima (Vieillot, 1816)

Outros nomes populares:  Gavião-pinhé ou pinhé (por causa do canto característico), caracará-branco, caracaraí, caracaratinga, carapinhé, chimango, papa-bicheira, , chimango-branco e chimango-carrapateiro e chimango-do-campo e gavião-carrapateiro.

Nome em Inglês: Yellow-headed Caracara

Família: Falconidae
 
Foto: Germano Woehl Junior
Local: Entorno da RPPN das Araucárias Gigantes, cabeceiras do rio Itajaí, ItaiópolisSC
Data: 13/01/2023

Características
Possui cerca de 40 centímetros de altura e 74 centímetros de envergadura. É um dos gaviões mais conhecidos do Brasil.

Alimentação
Alimenta-se principalmente dos parasitas de bovinos e equinos tais como carrapatos e bernes. Quando não encontra carrapatos, seu prato principal, se alimenta de lagartas e cupins, saqueia ninhos, se alimenta de carniça, frutas e outras opções. Em remanescentes florestais preda parasitas de hérbivoros de grande porte, como a anta e os veados. Mas esses animais não são encontrados com facilidade, nem em grande número, assim, pode-se dizer que é uma das poucas espécies que se beneficiam do desmatamento para a formação de pastos e criação de grandes rebanhos, pois encontra vasta quantidade de carrapatos e bernes nos bovinos.

Reprodução
Constroem grandes ninhos, de ramos secos, em palmeiras ou em outras árvores. Os ovos, de 5 a 7, são redondos, pardo-amarelos com manchas pardo-vermelhas. A fêmea encarrega-se da incubação e o macho fornece-lhe o alimento durante tal período. Nos Falconiformes, o tempo de incubação é de 4 a 8 semanas; após o nascimento dos filhotes o macho continua a alimentar a fêmea e esta, por sua vez, os jovens.


Hábitos
O carrapateiro é frequentemente encontrado nas fazendas de gado, com os quais vivem associados, retirando destes carrapatos e bernes. Habita pastagens, campos com árvores esparsas, vizinhanças de cidades e margens de rodovias. Quando em sobrevôo, emite um grito agudo que soa como “pinhé”, semelhante ao canto do gavião-carijó (Rupornis magnirostris).

Distribuição Geográfica
Ocorre da América Central ao norte do Uruguai e da Argentina e em todo o território brasileiro.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate