VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

MOSCA SOLDADO AZUL (Blue Soldier Fly)
Raphiocera sp 

Pode ser Raphiocera armata (Wiedemann, 1830), mas as cores conhecidas para esta espécie variam entre AMARELO e VERDE, ou seja, não há registro da cor AZUL para esta espécie.

Ordem: Diptera 
Subordem: Brachycera

Infraorderm: Tabanomorpha
Superfamília: Stratiomyoidea
Família: Stratiomyidae (soldier flies)
Subfamília: Raphiocerinae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Taipa do Rio Itajaí, em Itaiópolis - SC
Data: 26/12/2011
 

As moscas da família Stratiomyidae são conhecidas como "moscas soldado". O nome é derivado do grego: stratiotes significa soldado (ou guerreiro), devido às marcas no abdome assemelharem-se com as marcas distintivas de hierarquia no uniforme dos militares.

Características
As espécies da  família Stratiomyidae apresentam tamanho variando de 3 a 28 mm de comprimento (o exemplar da foto mede mais de 20 mm).  Algumas espécies são esbeltas, com a forma que imita vespas (mimetismo), enquanto outras podem ser vigorosas ou conspicuamente achatadas. A coloração também varia, desde preto com amarelo à padrões de branco com verde, sendo que reflexos metálicos são freqüentes..

Os adultos são frequentemente encontrados repousando sobre a vegetação ou alimentando-se sobre flores. Geralmente próximo ao habitat larval.

As partes bucais dos adultos, capazes de moer, indicam uma preferência por alimentos granulares. Desta forma, alguns estratiomiideos podem alimentar-se de néctar, enquanto outros provavelmente alimentam-se de grãos de pólen

LARVAS
As larvas de Stratiomyidae podem se desenvolverem em ambientes aquáticos ou terrestres. Alimentam-se na matéria orgânica em decomposição como esterco, cogumelos e carne de animais em decomposição. 

Terrestres:
Vivem em folhas caídas ou em camadas superiores de solo (Beridinae, Chloromyia, Microchrysa), algumas vezes em esterco (Sarginae).

As larvas de Pachygasterinae são usualmente encontradas em cascas de árvores em decomposição.

A larva de Cletellaria ephippium se desenvolve em ninhos de formiga


Aquáticas:
As espécies aquáticas podem ocorrer tanto em corredeiras quanto em água parada, sendo que algumas espécies podem habitar o ambiente semi-aquático.

Algumas larvas de Stratiomyidae são halófilas, e podem ser encontradas em água salobra (Oplodontha viridula, alguns Stratiomys e Nemotelus ssp.). 

As larvas de Raphiocera armata são aquáticas.


Agradecemos à Diego Aguilar Fachin da USP - Ribeirão Preto (SP) e João Paulo Morselli do Depto. de Zoologia, Lab. Sistemática de Insetos, UNESP/Botucatu (SP) pela identificação e informações.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate