INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

JURUVIARA
Vireo olivaceus (Linnaeus, 1766)

Família: Vireonidae
Nome em Inglês: Red-eyed Vireo 

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim - Santa Catarina
Data: 17/10/2022

Canto gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 12/11/2011


Características
É detectada pelo canto, simples e repetitivo mas melodioso. Quase nunca deixa a folhagem das árvores, e não é muito freqüente vê-la, já que, por ser pequena, de colorido apagado e de comportamento discreto, não costuma chamar a atenção. É também conhecida popularmente pelo nome de “gente-de-fora-vem”, segundo a sonoridade de seu canto.

Alimentação
Percorre as copas das árvores em busca de seu alimento, que consiste em insetos pequenos (vespinhas, lagartas, formigas, besouros, cupins), aranhas e às vezes frutinhos ou pedaços de frutos grandes, como o da embaúba.

Reprodução
O ninho, apoiado na forquilha de um ramo de árvore, é uma tigelinha de parede delgada e funda, feito com capins e folhas secas por fora e capins finos no interior; externamente é revestido por musgos verdes, presos por fios de teias de aranha e de casulos de larvas de borboletas. Tal ninho mede 8 cm de altura e 8 cm no diâmetro externo. Os 3 ovos brancos com salpicos pretos, pouco numerosos, na metade do pólo do rombo, medem 20 x 15 mm. O macho raramente, ou nunca, toma parte na incubação e no cuidado com os filhotes, colaborando, contudo, na alimentação destes. Os períodos de incubação e de permanência dos filhotes no ninho são de 13, e 11 ou 12 dias, respectivamente.

Hábitos
A juruviara é migratória e vive no estrato médio das árvores.

Distribuição Geográfica
Esta espécie apresenta duas subespécies geograficamente distintas, V. olivaceus e V. olivaceus chivi. A primeira é característica da América do Norte, migrando até a Amazônia e, a Segunda, da América do Sul, sendo portanto a raça geográfica que ocorre no sudeste do Brasil.


Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate