INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

BEIJA-FLOR-DE-TOPETE-AZUL
Stephanoxis loddigesii (Gould, 1831) 

Nome em inglês: Violet-crowned Plovercrest

Família: Trochilidae
Subfamília: Trochilinae
Nome em Inglês: Plovercrest

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai, Itaiópolis (SC)
Data: 26/11/2011


Características
Mede cerca de 8,5 cm de comprimento.

Alimentação
Alimenta-se de néctar e pequenos insetos. Frequentemente visita as flores de brincos-de-princesa, laranjeiras, eucaliptos e bromélias.

Reprodução
Durante a corte, o macho adejando ao redor da fêmea levanta o seu topete, executa música instrumental com as asas (batendo 20 a 33 vezes por segundo) e emite fortes assobios, avançando e recuando no ar até que a fêmea o aceite para cópula. Grupos de 2-5 machos formam o “leque expandido” e cantam baixo nas bordas da mata próximo a riachos para atrair as fêmeas. O ninho é em forma de pequena taça colocado em folhas terminais de varas de bambu ou em ramos de arbustos, a pouca altura, confeccionado de paina e revestido de musgos, hepáticas e líquens fixados com fios de teias de aranha.

Hábitos
É comumente avistado na vegetação arbustiva e nas matas ciliares dos campos de altitude ou em beiradas das matas da região Sul; aparece em áreas parcialmente desmatadas, mas desaparece de áreas com intensa agricultura. Na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, Norte de Santa Catarina ocorre na mata ciliar do rio Itajaí do Norte e também já foi observado visitando as flores e laranjeiras das propriedades rurais do entorno. Durante o inverno desce para altitudes menores, chegando ao nível do mar.

Distribuição Geográfica
Ocorre na porção sul do Brasil, da Serra de Paranapiacaba, no sudoeste de São Paulo para o sul através do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como em florestas adjacentes do leste da Argentina e Paraguai, onde é comumente encontrado abaixo de 500 metros de altitude.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate