INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

GAIVOTA
Larus dominicanus


AMEAÇAS:
A ingestão de lixo (pedaços de plásticos, tampas de garrafas, etc) deixado pelos moradores e turistas nas praias pode causar sérios problemas a essas aves, levando-as à morte. Além disso, em algumas regiões podem sofrer escassez de alimento devido à sobre-pesca. 

DESCRIÇÃO: 
Tem aproximadamente 58 cm. Branca, com as costas e parte de cima das asas pretas. Bico amarelo, pálpebra vermelha, íris esbranquiçada e pernas esverdeadas. Vive em regiões costeiras em numerosos bandos. 

ALIMENTAÇÃO: 
É onívora: come peixes mortos, moluscos, pequenos artrópodes e também preda ovos de outras aves. 

REPRODUÇÃO:
 
A nidificação é colonial. Várias gaivotas utilizam o mesmo espaço para reproduzir. O ninho fica no solo e construído com gravetos, penas e até ossos de outras espécies. São colocados de 1 a 3 ovos que precisam ser muito vigiados para evitar a predação por outras gaivotas. Os filhotes são alimentados pelos pais até começarem a voar. Provavelmente alcançam a maturidade sexual com 4 anos de idade, quando adquirem a plumagem de adultos. 

OBSERVAÇÕES: 
A coloração branca e cinzenta dessas aves auxilia a orientação delas para encontrar outras aves que estejam se alimentando e também colônias de nidificação nas praias. 

* Revista Brasileira de Zoologia 20 (4): 619-623, dezembro 2003. 
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.
* Apostila de Nectologia do Curso de Oceanografia do CTTMar.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate