INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BACURAU-TESOURA-GIGANTE
Hydropsalis forcipata (Nitzsch, 1840)

Família: Caprimulgidae
Nome em Inglês: Long-trained Nightjar
 

Foto: Germano Woehl Junior
Local; RPPN das Araucárias Gigantes, Itaiópolis (SC)
Data: 10/08/2011


AMEAÇAS
É rigorosamente florestal e, portanto, afetado pela fragmentação florestal e desmatamentos. Além disso, sofre com o uso de inseticidas pelo homem pois alimenta-se de grande quantidade e variedade de insetos, que podem estar contaminados. Aparentemente apresenta baixa densidade populacional e é ameaçado pelo desmatamento ao longo de sua área de ocorrência.

DESCRIÇÃO 
O macho chega a medir 76 cm, a cauda ocupando ¾ deste total. A fêmea mede cerca de 32 cm. Além de possuir uma cauda muito menor que a do macho, a fêmea apresenta grandes manchas amareladas no papo. Tambem não tem a faixa branca nas asas comum em seus parentes; possui um “colar” na nuca marrom-avermelhado. A boca desta ave é bem larga ocupando uma proporção muito grande da cabeça. 

HÁBITOS
Habita florestas primárias altas. Ocupam beiras de estradas que atravessam florestas. É ave noturna, mas preferencialmente crepuscular, conhece os segredos da noite. Durante o dia fica pousado imóvel no chão ou longitudinalmente sobre galhos baixos de árvores, em perfeita camuflagem. Além do vôo de caça, vertical e retornado à origem, apresentam vôos elaborados de perseguição entre machos, com produção de sons graves, possivelmente pelas asas. Esses vôos tanto ocorrem na horizontal, em sobrevôos seguidos de um ponto, como em perseguições verticais.

ALIMENTAÇÃO
É insetívoro (come moscas, mosquitos, percevejos, grilos, etc). É grande consumidor de mariposas.  e costumar caçar nas horas crepusculares, sendo também muito ativo em noites enluaradas.Parte do solo em vôo curto para capturar o inseto e pousa imediatamente, geralmente no mesmo lugar de origem. Os insetos são apanhados em grupos, formando uma massa espessa que é então engolida. 

REPRODUÇÃO
A atividade reprodutiva é maior em períodos de lua cheia, provavelmente devido à conseqüente abundância de alimento. Não faz ninho, a fêmea deposita no solo 1 ou 2 ovos sub-elípticos curtos de coloração bege com pintas e riscos marrons e cinzas distribuídos homogeneamente. A incubação dos ovos dura cerca de 19 dias. Os filhotes permanecem no ninho de 18 a 23 dias, sendo o cuidado parental realizado somente pela fêmea. 

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul e também na Argentina. Em Santa Catarina é encontrada apenas nas região do planalto (não ocorre nas regiões de baixada, no litoral). Tambem é encontrado na caatinga nordestina.

REFERÊNCIAS: 
*Aspectos da reprodução de Macropsalis creagra (Caprimulgidae) no Estado do Paraná. In: VI Congresso Brasileiro de Ornitologia, 1997, Belo Horizonte, MG. 

*Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate