INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CARACARÁ
Caracara plancus (Miller, 1777)

Família: Falconidae
Nome em Inglês: Southern Caracara

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Instituto de Estudos Avançados - CTA, São José dos Campos, SP
Data: 02/10/2009


AMEAÇAS
Os gaviões em sua maioria estão ameaçados pela destruição de habitats e caça indiscriminada, pois são aves esteticamente valiosas. Por ser onívoro é indiretamente afetado pela contaminação das presas de que se alimenta (por produtos químicos, como herbicidas e agrotóxicos).

DESCRIÇÃO
Mede cerca de 56 cm. A plumagem é preta e branca, a face é nua de cor vermelha ou amarela. Tem um penacho na nuca e pernas altas de cor amarela. O macho jovem tem peito estriado, cara amarelada ou violácea e pernas esbranquiçadas. Ocupa ambientes abertos como campo, cerrados, caatinga e beira de estradas. Pode ser encontrado solitário ou em grupos. 

ALIMENTAÇÃO
Onívoro: come animais vivos e mortos dos mais variados tamanhos e espécies: lagartixas, cobras, sapos, pererecas, caracóis, etc. Alimenta-se também de filhotes de outras aves como a garça, o colhereiro e o gavião-carrapateiro. Come frutos e grãos que encontra pelo chão. 

REPRODUÇÃO
Constrói como ninho uma plataforma rasa de gravetos no alto de árvores, dentro da ramada. Ou pode colocar os ovos diretamente no chão. Põe de 2 a 4 ovos, que são incubados por 28 dias, mas geralmente só um filhote se cria. 

REFERÊNCIAS
* Sick,1997. Ornitologia Brasileira. Ed Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.
* Höfling, E. & Camargo, H.F. de A., 1993. Aves no campus. São Paulo, Instituto de Biociências da USP.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate