INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BEIJA-FLOR-RAJADO
Ramphodon naevius (Dumont, 1818) 

Família: Trochilidae
Subfamília:Phaethornithinae
Nome em Inglês: Saw-billed Hermit

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim, SC
Data: 09/02/2013  

AMEAÇAS:
Devido à perda de hábitat está classificado como próximo a entrar em perigo de extinção (veja lista das aves ameaçadas no site da Birdlife International: www.birdlife.org). 

DESCRIÇÃO:
É um beija-flor grande, pesa 10 g. É pardo e tem o peito estriado de preto, a garganta é laranja-escuro com uma listra no meio e a mandíbula é amarela. Também tem uma mancha amarelada no supercílio e a cauda é larga e curta com as penas laterais pardo-claras. Vive no interior sombreado de matas de encosta em altitudes de 500m. Gosta de flores miúdas de bromélias. 

ALIMENTAÇÃO:
Os açúcares da dieta são obtidos do néctar de flores de pequenas bromélias. Visita as plantas ao longo de um percurso, em oposição à maioria dos outros beija-flores que são territorialistas e defendem rigorosamente suas fontes de néctar. O conjunto língua/bico é extremamente eficiente, funcionando como uma bomba de sucção de água, que permite puxar o néctar da flor rapidamente enquanto ele está em vôo de libração (vôo parado no mesmo lugar). Os beija-flores também costumam sugar exudações dos frutos maduros da figueira (Ficus sp). Alimentam-se de artrópodes (insetos como mosquitos e borrachudos, aranhas), que constituem a fonte de proteínas da dieta dos jovens. 

REPRODUÇÃO:
O macho canta e se exibe para chamar atenção da fêmea, executando danças nupciais. O ninho desta espécie tem formato alongado, terminando em apêndice e geralmente fica suspenso em folha de palmeira ou heliconia. É construído com raízes, fibras finas e envolto em liquens e detritos vegetais. A fêmea põe 2 ovos brancos e em geral na maioria das espécies de beija-flor é ela quem alimenta os filhotes. 

OBSERVAÇÕES:
Beija-flores em geral são extremamente sensíveis a cores e atraídos por flores e objetos coloridos (geralmente rosa, vermelho, amarelo, etc). Um beija flor pode visitar mais de 200 flores por dia! 

REFERÊNCIAS: 
*Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.






 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate