|
|
|
INFORMAÇÕES: |
ARAPAÇU-GRANDE Dendrocolaptes platyrostris (Spix, 1825)
Família: Dendrocolaptidae Nome em Inglês: Planalto Woodcreeper
Foto: Germano Woehl Jr Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis SC Data: 19/07/2010
Canto (OUVIR 1) gravado por: Germano Woehl Jr Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC Data: 21/11/2021
Características Tem cerca de 26 centímetros. Possui faixas transversais na barriga, cauda avermelhada, garganta esbranquiçada, píleo e peito estriados, seu bico é negro de ponta marrom e quase reto.
Alimentação É insetívoro. Com a ajuda do seu bico, explora fendas na madeira, cascas de árvores e bromélias, de onde tira aranhas, escorpiões, moscas, pererecas, girinos e lagartixas. Ocasionalmente apanha abelhas e formigas-de-correição. Parte das fotos da galeria foram tiradas quando o arapaçu estava capturando abelhas em uma colméia instalada próxima de uma árvore em uma propriedade no entorno da RPPN das Araucárias Gigantes. Ele descia pelo tronco até o solo e se deslocava pelo chão até o suporte da colméia, onde subia até a entrada da colméia. Não se importava com o ataque de um enxame de abelhas, irritadas com a presença incômoda.
Reprodução Para nidificar, usa árvores em adiantado estado de decomposição, troncos minados pelo fogo e até ocos de pica-paus.
Hábitos É arborícola, vive na mata, no cerrado e até em buritizais. Revela seu nervosismo sacudindo as asas, quando ameaçado esconde-se por detrás dos troncos com as asas entreabertas. Associa-se, após a quadra reprodutiva, a bandos mistos de pássaros.
Distribuição Geográfica Pode ser encontrado no Paraguai e norte da Argentina e no Brasil, do Piauí ao Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso.
|
|