VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

COBRA-CABEÇA-PRETA
Taeniophallus affinis (Günther, 1858)

Família Dipsadidae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai - Itaiópolis (SC)
Data: 11/10/2010


DESCRIÇÃO
Esta serpente é típica (endêmica) da Mata Atlântica. É uma serpente de pequeno porte, seu comprimento varia 26 cm a 41 cm (comprimento médio de 31cm). Não é venenosa.

ECOLOGIA
De atividade diurna, apresenta hábito terrícola e fossorial (vive em tocas). Alimenta-se de anfíbios e lagartos.

DISTRIBUIÇÃO:
Mata Atlântica do sul e sudeste do Brasil, ocorre desde o sudeste de Minas Gerais até o Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Nordeste do Rio Grande do Sul, além de ocorrer em localidades isoladas no estado da Bahia, Alagoas e Ceará.

AGRADECIMENTOS:
Agradecemos ao geógrafo Marco Antonio de Freitas por ter gentilmente identificado esta espécie. O Prof. Marco é Funcionário do ICMBio (órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente) e herpetólogo. É autor dos seguintes livros sobre serpentes:

1. Serpentes Brasileiras, 160 páginas, 320 fotos coloridas, Ed Malha-de-sapo-publicações e consultoria ambiental, Lauro de Freitas,Bahia,2003.

2. Serpentes da Bahia e do Brasil, 80 páginas, 106 fotos coloridas, Ed DALL, Feira de Santana, Bahia.

3. Guia de Répteis da Região metropolitana de Salvador e Litoral Norte da Bahia,72 páginas, 80 fotos coloridas, Ed Malha-de-sapo-publicações e consultoria ambiental, Salvador, Bahia

Parte das informações sobre os répteis que estão em nosso site foram extraídas de seus livros. Para maiores informações sobre as serpentes aqui retratadas, sugerimos a consulta desses livros 



 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate