INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
  4. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

GRALHA-PICAÇA
Cyanocorax chrysops (Vieillot, 1818)

Família: Corvidae
Nome em Inglês: Plush-crested Jay

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Bairro Lucena - Itaiópolis (SC)
Data: 31/03/2018

Canto gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 31/05/2013

Características 
Possui, em média, 34 centimetros de comprimento, 17 centimetros de cauda e aspecto delgado. Possui um canto tagarelante, imita vozes de outras aves e mamíferos. Também é conhecida como gralha, gralha-amarela, gralha-de-crista-negra, gralha-do-mato e uraca.

Alimentação
Alimenta-se de insetos, frutos e as vezes ovos de outras aves.

Reprodução
Vive em bandos de 10 a 20 indivíduos fora da época reprodutiva, quando desfaz-se o bando e formam-se casais. O ninho é feito em árvores altas e espinhentas, composto por fortes varas porém ralos, podendo os ovos cair através delas. Pões de 6 a 7 ovos grandes, azul-celeste ornados de desenhos brancos.

Hábitos
Habita a mata. Têm preferência por locais altos da floresta, e sempre que possível, retiram os pinhões ainda da pinha. Muitas vezes ocorre que no momento em que a gralha bica a pinha para retirar o pinhão, a mesma se desprende e acaba caindo no solo. As gralhas dificilmente descem até o chão para apanhar os pinhões, porém, quando já estão se alimentando de um pinhão e o mesmo cai no solo, elas descem para buscá-lo. Esse fato é possível, graças a excelente visão que elas possuem, onde miram o alvo e chegam com precisão até ele.

Distribuição Geográfica
Ocorre na Argentina, Uruguai,Paraguai e Bolívia, no Brasil em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate