INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

ANAMBÉ-BRANCO-DE-BOCHECHA-PARDA (Fêmea) Veja na galeria de imagens a foto do macho
Tityra inquisitor (Lichtenstein, 1823)

Família: Tityridae
Nome em Inglês: Black-crowned Tityra


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes, cabeceiras do rio Itajaí, Itaiópolis, SC
Data: 11/01/2010


É muito parecido com o anambé ANAMBÉ-BRANCO-DE-RABO-PRETO (Tityra cayana) que também ocorre na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí/RPPN das Araucárias Gigantes o anambé-branco-de-bochecha-parda(Tityra inquisitor) é conhecido também como: anambé-branco, anambezinho, araponguinha, araponguinha-de-cara-preta, araponguira, canjica, canjiga e urubuzinho.

Características
Mede cerca de 17 cm de comprimento. O macho apresenta os lados e o alto da cabeça pretos, as costas cinzentas e o peito branco; a fêmea tem a região anterior da cabeça amarronzada, os lados da cabeça ruivos e as costas com estrias marrom-enegrecidas. Há variações regionais nestas características

Hábitos
Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas ou secas, e em capoeiras e clareiras com grandes árvores. É visto normalmente aos pares e à boa altura na vegetação, pousado em galhos bem expostos. Às vezes reúne-se em grupos nas árvores com frutos, os quais constituem seu alimento principal.

Distribuição Geográfica
Presente localmente em todo o Brasil. Encontrado também do México ao Panamá e em quase toda a América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate