INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

PINTASSILGO
Sporagra magellanica (Vieillot, 1805)

Família: Fringillidae
Nome em Inglês: Hooded Siskin

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Bairro Lucena -  Itaiópolis - SC
Data: 01/01/2013


Características
Mede 11cm. de comprimento. Esta pequena ave granívora é uma ave bastante conhecida, já que se trata de uma espécie de relativamente fácil identificação. A sua máscara preta, presente apenas nos machos, bem como as manchas amarelas nas asas, fazem do pintassilgo uma ave bastante colorida e com um padrão facilmente reconhecível, mesmo em voo.As fêmeas tem a cabeça e lado inferior oliváceos. Os jovens machos com poucos meses já apresentam pintas pretas na cabeça. Durante a Primavera, pode ser observado cantando no alto de árvores, antenas, postes e telhados. No Inverno agrega-se frequentemente em bandos de dimensões consideráveis, que podem juntar centenas de aves. Além de seu canto característico, pousado ou em vôo, imita o canto de outras aves.

Alimentação
Alimenta-se de sementes e pequenos frutos secos, de revestimento duro, como urtiga (veja na galeria de fotos), serralha, dente-de-leão etc.

Reprodução
Nidifica tanto nas copas das araucárias mais altas como em cafeeiros. A fêmea constrói o ninho em forma de pequena tigela, com raízes finas, sem revestimento ou forrado de penas e crinas, na forquilha de árvores ou de arbustos, a pouca altura do solo (3 a 4 m). Os ovos são brancos, com pouco azul-celeste, às vezes com algumas pintas pardas e medem cerca de 16 x 12 mm. A incubação também é tarefa da fêmea, podendo o macho alimentá-la durante este período. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. Atinge a maturidade sexual aos 10 meses.

Hábitos
Vive em mata secundária aberta, árvores em plantações e quintais, pinhais, cerrado. Essa ave canora tornou-se um pássaro raro, devido principalmente à intensa perseguição do comércio clandestino de aves silvestres .

Distribuição Geográfica
Ocorre em praticamente em todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste. 





 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate