INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

PEITICA
Empidonomus varius (Vieillot, 1818)

Nome em Inglês Variegated Flycatcher

Família: Tyrannidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Araquari SC
Data: 29/09/2022

Clique aqui para ver a foto da peitica tirada em 30/10/2010 na RPPN Corrredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis SC

Videos: Germano Woehl Jr. 
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, em Itaiópolis (SC)
30/10/2010 e 11/01/2009

Características
Mede cerca de 18 centímetros. A plumagem, toda rajada de cinza escuro, lembra o bem-te-vi-rajado e o bem-te-vi-pirata. Seu tamanho é intermediário entre as duas espécies, tendo a cabeça e o bico mais proporcionais do que o bem-te-vi-rajado. Característica capaz de separá-la do bem-te-vi-pirata é o marrom avermelhado da base superior da cauda e os bordos da mesma cor das penas caudais.

Alimentação
Alimenta-se basicamente de insetos alados que apanha em voos curtos a partir de um poleiro e também de pequenos frutos, que apanha tentando pairar no ar como um beija-flor, sem pousar nos galhos.

Reprodução
Reproduz-se de outubro a fevereiro. O ninho é geralmente construído sobre um galho horizontal, feito de grama, gravetos e fibras dispostas em forma de uma tigela rasa. São postos 3 ou 4 ovos de cor creme. A incubação é feita pela fêmea e demora de 14 a 16 dias. O casal se reveza para alimentar os filhotes.

Hábitos
De hábitos migratórios, vive em bordas de matas, capoeiras, clareiras em florestas primárias, cerradões e outras formações com árvores de tamanho médio, mas não muito fechadas.

Seu canto é um chamado abafado, emitido em pousos tradicionais na copa (assista ao vídeo abaixo). Também costuma caçar insetos em voo, retornando para comer a presa nos poleiros.

Distribuição Geográfica
Ocorre a leste dos Andes da Argentina até os Estados Unidos, realizando migrações sazonais ao longo de sua distribuição, deslocando-se para latitudes mais baixas no inverno. Suas migrações são extensas e ainda pouco conhecidas


.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate