INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

PICAPAUZINHO-DE-COLEIRA
Picumnus temminckii Lafresnaye, 1845

Família: Picidae
Nome em Inglês: Ochre-collared Piculet


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 09/02/2021


Características
Mede aproximadamente 9 centímetros. Alguns autores consideram esta ave como subespécie do picapauzinho-barrado (Picumnus cirratus) ao qual realmente se assemelha muito, mas o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), em resolução publicada em 2001, passou a considerá-las como espécies distintas, sendo que o picapauzinho-de-coleira se diferencia do picapauzinho-barrado por apresentar uma região de coloração ocrácea na face e pescoço e por ter a coloração geral mais castanha, especialmente nas partes superiores. O macho apresenta as manchas da testa vermelhas enquanto na fêmea estas são brancas. O macho imaturo, já próximo da maturidade, apresenta barras das partes inferiores quase definidas e a testa sem manchas brancas.

Alimentação
Seu tamanho reduzido o permite alcançar pequenos ramos que outros pica-paus não alcançariam e é nesses ramos finos que encontra os insetos e larvas dos quais se alimenta.

Reprodução
Reproduz-se em buracos feitos em árvores mortas, não muito longe do solo. A fêmea é encarregada da incubação, enquanto o macho a alimenta. O casal se reveza na alimentação dos filhotes.

Hábitos
Ocorre em qualquer local onde haja árvores, contanto que a mata não seja muito densa. É curioso notar que ao contrário dos outros pica-paus, esta e outras espécies do gênero Picumnus não costumam usar a cauda como apoio enquanto sobem pelos troncos ou martelam a madeira. Suas cauda é fina e não muito dura, por outro lado seus pés são desproporcionalmente grandes e fortes e são eles que suportam o peso da ave.

Distribuição Geográfica
Enquanto o picapauzinho-barrado (Picumnus cirratus) ocorre desde o norte da Amazônia até a Argentina, o picapauzinho-de-coleira (Picumnus temminckii), apresenta uma distribuição restrita às regiões Sul e Sudeste do país e países vizinhos. Há, portanto, sobreposição entre as distribuições e pouco se sabe sobre as especificidades ecológicas que separam estas espécies.

Vídeos do picapauzinho-de-coleira.
 Observe p picapauzinho capturando formigas  nos primeiros 4 vídeos

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate