INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

QUERO-QUERO
Venellus chilensis


Foto Germano Woehl Junior
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio - Brüderthal - Guaramirim, SC
Data: 23/08/2009


AMEAÇAS:
É um espécie adaptada a paisagens abertas e portanto não tem sofrido ameaças graves relacionadas à perda de habitat como a maioria das aves. Entretanto, o uso de inseticidas e agrotóxicos pode prejudicá-la pois contamina sua fonte de alimento (insetos). 

DESCRIÇÃO:

Tamanho: 37 cm. Tem topete na nuca e asas grandes. A base da cauda é branca e possui espinhos (chamados de esporões) no canto superior da asa. Esses esporões são vermelhos e exibidos aos rivais da ave durante o vôo ou movimento da asa. É uma ave comum, encontrada com facilidade em banhados, capinzais em fazendas e regiões abertas. 

ALIMENTAÇÃO:
Alimenta-se de insetos e outros artrópodes capturados no solo. Pesca semelhante as graças, espantando larvas de insetos e peixinhos ocultos na lama, mexendo rapidamente o pé. 

REPRODUÇÃO:
Faz ninho em depressões no geralmente com folhas secas de gramíneas. Põe  de 2 a 4 ovos, pardo-amarelados e verdes com desenhos pretos, que ficam camuflados no chão. Os ovos medem 4,5 x 3 cm e são incubados principalmente pela fêmea. A fêmea alimenta os filhotes a maior parte do tempo, o macho só oa alimenta às vezes. Durante a incubação e cuidado com os filhotes o macho fica agressivo, executando vôos rasantes sobre o intruso que se aproxima. Nesta espécie pode ocorrer poligamia, quando um macho reúne 2 fêmeas que põem seus ovos num mesmo ninho.

OBSERVAÇÕES:
O nome da espécie é uma onomatopéia de suas vocalização, que parece dizer “quero-quero”. 

REFERÊNCIAS:
 
 *Aves no Campus: http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/usp/primeiro_trimestre/imagens/ 

* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.



 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate