INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

ARAPONGA (jovem)
Procnias nudicollis (Vieillot, 1817)

Família: Cotingidae
Subfamília: Cotinginae
Nome em Inglês: Bare-throated Bellbird

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do rio Itajai - Itaiópolis - SC
Data: 15/01/2011


Canto OUVIR 1 gravado na Serra do Mar da região norte de Santa Catarina. Altitude 927 metros.
Data: 29/12/2007.
Canto OUVIR 2 e OUVIR 3 gravado em Guaratuba PR em 19/11/2021.


Ameaças
Está classificada pela Lista vermelha da IUCN (www.iucnredlist.org ) como vulnerável à extinção, devido a perda de matas primárias onde ocorre. Além disso é perseguida pelos traficantes de animais para atender ao mercado clandestino de aves de gaiola.

Descrição
Tamanho aproximado de 27 cm. Branca com a garganta e faces nuas como que cobertas de verdete. Fêmea menor que o macho com partes superiores verdes, cabeça cinza e partes inferiores do corpo estriadas de amarelo-esverdeado e cinzento, garganta cinzenta e estriada. Macho imaturo semelhante à fêmea, mas com a garganta e cabeça negras. Vive em matas primárias mas pode também invadir capoeiras e costuma pousar sempre no alto. 

Alimentação
Frugívora: consome o  fruto do palmito (Euterpe edulis) , e frutos de árvores da família das Lauráceas e Burseráceas, além de alimenta-se dos frutos da embaúba e pitanga. É um importante dispersor de semente, acelerando o processo de germinação das sementes que passam pelo seu trato digestivo. 

Reprodução
Os machos elegem territórios que usam por anos a fio e cantam para atrair a fêmea. O ninho tem o formato de uma tigela rasa, com diâmetro de 16 cm. A postura é de cerca de 2 ovos pardo-avermelhados com coroa pardo-escura.O período de incubação é de 23 dias e a fêmea cuida sozinha dos filhotes que saem do ninho com 27 dias. 

Observações
Os machos tornam-se totalmente brancos apenas com 3 anos de idade. Voz semelhante a uma martelada, muito aguda e audível a centenas de metros de distância. Quando há vários machos cantando próximo uns dos outros eles não o fazem ao mesmo tempo, cantam alternadamente.

 Referências
Renctas: www.renctas.org
IUCN: www.iucnredlist.org
*Höfling, E. & Camargo, H.F. de A., 1993. Aves no campus. São Paulo, Instituto de Biociências da USP.
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ. .

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate