INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CAMBACICA
Coereba flaveola

Família: Coerebidae
Nome em Inglês: Bananaquit

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim, SC 
Data: 25/07/2009


AMEAÇAS:
Apesar de ocupar ambientes alterados, essa ave precisa do néctar de flores, a principal fonte de alimento de sua dieta. Portanto, o avanço das cidades, o desmatamento para lavoura e pasto entre outras atividades antrópicas, podem diminuir a disponibilidade de alimento para essa espécie. 

DESCRIÇÃO:

Tamanho aproximado de 10,8 cm e pesa cerca de 10g. Tem o bico curvo e extremamente agudo, apresenta  larga risca branca superciliar, a garganta é cinzenta e a barriga amarelo-limão. É comum em uma ampla variedade de locais abertos e semi-abertos onde existam flores. 

ALIMENTAÇÃO:

Alimenta-se sobretudo do nectar de flores (2/3 da dieta). Utiliza o bico curvo para perfurar o cálice das flores (malváceas, por exemplo). Também consome insetos: larvas de mosquitos, formigas, cupins, etc. 

REPRODUÇÃO:

O ninho é construído pelo casal. Tem formato esférico com paredes espessas e acesso pequeno em cima e dirigido para baixo. Na entrada do ninho há uma cobertura. A incubação dos ovos é feita somente pela fêmea, por um período de 12 a 13 dias. Os filhotes saem do ninho com 17 a 19 dias. 

OBSERVAÇÕES:

Por se sujar quando perfura o nectário das flores essa ave costuma tomar muitos banhos, geralmente na água acumulada de folhas de bromélias. A cambacica também faz outro tipo de ninho, que utiliza para dormir. Este ninho é de construção frouxa e entrada larga e baixa. 

REFERÊNCIAS:
 
Aves no Campus: http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/usp/primeiro_trimestre/imagens/Aves.htm
Brsil 500 Pássaros: www.eln/Pass500
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ. 

VÍDEOS:
  

Filmado por Germano Woehl Junior em 18/01/2008
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim, SC
Coordenadas: S 26o 26’ 17,51’’; W 48o 57’ 33,04’’ - Altitude: 50 metros









 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate