INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

TINGUAÇÚ ou Capitão-de-saíra
Attila rufus (Vieillot, 1819)

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Tyrannoidea
Família: Tyrannidae
Subfamília: Tyranninae

Nome em Inglês: Gray-hooded Attila

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 21/04/2023


Ameaças
Como muitas outras espécies o Tinguaçu depende da integridade das florestas úmidas da Mata Atlântica, pois é nela que encontra o alimento e local para reprodução. A estreita interdependência das espécies e seu ambiente torna as modificações bruscas na paisagem (causadas pelo homem) muito perigosas, pois não oferece tempo elas se adequem as modificações e isso pode levar muitas delas à extinção.

Descrição
Tamanho: 21 cm. Corpo marrom-ferrugem, cabeça e pescoço cinza e bico preto. Ocupa o estrato médio e proximidades da copa, tanto no interior de como na borda de florestas úmidas e florestas em montanhas. Vive solitário ou aos pares, e é frequentemente mais ouvido do que visto. 

Alimentação
Alimenta-se de insetos (formigas, borboletas), pequenos vertebrados (pererecas) e também bagas de frutos.  Veja a imagem de um anfíbios que foi predado e os restos regurgitados por um filhote desta ave http://www.ra-bugio.org.br/galeria.php?id=22


Reprodução
O ninho, em forma de tigela rasa, sólida e espaçosa, é revestido externamente com finas raízes e musgos verdes; no interior encontram-se finos pedúnculos foliares. É construído em cavidades de barrancos e troncos e árvores com cerca de 20 cm de profundidade e escondidos pela vegetação. Os 4 ovos avermelhados têm uma coroa de largas manchas pardo-avermelhadas e outras azul-esbranquiçadas, dando um aspecto geral manchado a eles, que medem cerca de 24 x 19 mm. 

Referencias
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro br />

VÍDEOS: 
Tinguaçu alimentando filhote com uma aranha

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate