BORBOLETA 88 Diaethria clymena meridionalis (Bates, 1864)
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Foto: Germano Woehl Junior Local: Centro Interpretativo da Mata Atlântica - CIMA - Jaraguá do Sul SC Coordenadas: S 26o 31’ 16.6’’ W 49o 06’ 14.9’’ Data: 28/04/2007.
Ameaças
A espécie está cada vez mais rara devido à destruição de seu habitat. .
Características
A borboleta 88 tem uma envergadura das asas de 30–40 mm. Seu nome é devido aos arabescos existentes no lado ventral das asas posteriores, que formam esse número
Alimentação das lagartas
As lagartas se alimentam das folhas da árvore grandiúva, também conhecida como Candiuva e pau-pólvora (Trema micrantha). A lagarta, ao completar as mudas instala-se na superfície da folha e se transforma em crisálida.
Hábitos
Voa em locais abertos e iluminados, muitas vezes em busca de frutos caídos e sais. Para se alimentar, a fêmea põe ovos isolados na planta-alimento.
Distribuição geográfica
Ocorre no Cerrado e na Mata Atlântica da Serra do Mar e interior (é muito comum no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, por exemplo). Já encontramos também em Itaiópolis (SC), na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí (ver fotos na galeria) e em Guaramirim (SC), na RPPN Santuário Rã-bugio (pé da Serra do Mar - altitude de 50 metros).
Agradecemos ao Felipe A P L Costa pela identificação da espécie
VÍDEO - Filmado em Jambeiro, SP por Germano Woehl Junior
|