DESCRIÇÃO: Pode atingir até 1,4 m de comprimento do focinho até a extremidade da cauda.
BIOLOGIA: Terrestre, de hábito diurno. Onívoro (come de tudo), alimenta-se de frutos da embaúba, figueira, tucaneiro etc. e animais, como por exemplo, ratos, cobras, sapos, rãs, pererecas, lagartas e diversas espécies de invertebrados. Ao capturar um animal vertebrado, um rato por exemplo, ele sacode vigorosamente a cabeça, de um lado para outro, de modo a quase despedaçá-lo. Para se proteger de possíveis predadores (um cachorro, por exemplo) ele costuma inflar o corpo e dar rabadas. É ovíparo, coloca em média 20 ovos, que são incubados dentro de uma toca por um período de 60 dias, sob os cuidados da mãe, que vigia e dorme ao lado dos ovos.
Agradecemos ao Marco Antonio de Freitas, Analista Ambiental do ICMBio, Chefe de Unidade de Conservação, especialista em serpentes e lagartos, pela identificação.
VÍDEOS do largato teiú:
LAGARTO QUE TEVE A PATA DIANTEIRA DECEPADA POR CÃES. Este lagarto teve a pata dianteira arrancada ao sofrer (e sobreviver) ao ataque de cães dos moradores vizinhos a RPPN Santuário Rã-bugio. Mesmo mutilado ele está conseguindo sobreviver na natureza. Faz três anos que o observamos nesta situação. .