Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BORBOLETA-CORUJA
Caligo beltrao

Ordem:     Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Tribo:    Brassolinea


Foto: Germano Woehl Jr.
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim, SC
Data: 12/10/2005


A espécie que está no plano de trás é a BORBOLETA-CORUJA da espécie Caligo martia e em primeiro plano está Caligo beltrao.

Ameaças
Os inseticidas usados nas plantações de bananas impedem a reprodução e a produção de ovos.

A borboleta-coruja (Caligo beltrao) tem esse nome por assemelhar-se à cara de uma coruja, com seus grandes olhos abertos. Isso funciona como uma defesa eficiente contra predadores. Os olhos em suas asas servem para enganar seus predadores: podem simular um animal maior, assustando o predador, ou desviar sua atenção da cabeça, levando-o a atacar a ponta das asas, enquanto a borboleta foge. E uma borboleta, típica da região Leste do Brasil. Os adultos de tais borboletas possuem hábitos crepusculares e visitam frutos, e as lagartas desenvolvem-se em bananeiras e em outras plantas da família das ciperáceas e marantáceas.

Características
A borboleta-coruja existe somente na América do Sul, sendo uma das maiores espécies que ocorrem no Brasil, podendo medir até 18 cm de envergadura (de ponta a ponta das asas). Vive junto à beirada de matas ou bananeiras. Voa, lentamente, ao amanhecer e ao entardecer. Durante o dia, pousada à sombra da vegetação, mostra, nas asas posteriores, duas manchas ocelares, uma em cada asa, que lembram olhos de coruja, com pupila negra e íris clara. Essa adaptação serve para enganar seus predadores, quando ameaçada abre as asas de repente, revelando enormes olhos e empina o corpo. Para seu predador transformou-se em coruja que é um dos maiores inimigos de pequenos animais. A média de vida do indivíduo adulto é de aproximadamente 90 dias (3 meses), ao passo que o desenvolvimento do ovo até a completa metamorfose dura cerca de 150 dias (5 meses). A lagarta alimenta-se de folhas de bananeira.

Morfologia
Não existe uma borboleta exatamente igual à outra, posto que a natureza não produz objetos idênticos, mas seres vivos de combinação genética única. As variações entre uma borboleta e outra podem ser extremamente sutis ou tão grandes que até pareçam pertencer a espécies diferentes. Normalmente, as fêmeas são maiores e menos coloridas que os machos. Desta forma se forma novas subespecies como a Caligo Beltrao Adlas, vista nas matas da regiao de serra do estado de Minas Gerais

Asas
A asa da borboleta é coberta por minúsculas escamas, que formam aquele pó que fica no dedo quando seguramos suas asas. Cada escama possui uma cor e compõe o mosaico que forma fabulosos desenhos. As cores das escamas podem ser estruturais ou resultar de pigmentos. No primeiro caso estão as asas azuis metálicas: não existe um pigmento azul; essa cor é resultado de fenômenos ópticos de difração e reflexão da luz. A asa azul nunca perde a cor, mesmo depois de anos da morte da borboleta.
Inimigos

Alimentação
A borboleta-coruja gosta de se alimentar de frutas em decomposição e em fezes de animais.

.
Ovos
Logo após o acasalamento, a fêmea da borboleta começa a pôr seus ovos. Para isso, procura a planta certa, identificando-a principalmente pelo cheiro, mas também pela cor, forma, textura e localização. Antes de depositar seus ovos, a fêmea certifica-se de que não há ovos de outra borboleta na folha escolhida, para evitar competição por alimento entre as lagartas. O ovo possui um minúsculo orifício em sua parte superior (a micrópila), que permite a entrada do espermatozóide e, posteriormente, a respiração do embrião. O ovo da borboleta-coruja é relativamente grande, com cerca de 2 mm de diâmetro

Lagarta
A maioria das lagartas de borboletas tem a ausência de pelos, ao contrário das de mariposa, há lagartas coloridas mas na maioria das vezes são verdes ou marrons para confundir-se com a coloração das folhas. À medida que cresce a lagarta troca de pele de quatro a oito vezes, conforme a espécie, um ou dois dias antes dessa troca a lagarta fica dois dias sem comer; a lagarta da borboleta-coruja nessa troca de pele também troca de coloração, passando de verde (seu estágio inicial de lagarta) para marrom (seu estágio final de lagarta).

Estágio final de lagarta, nesse estágio de seu desenvolvimento, as lagartas da borboleta-coruja mudam de cor, adquirindo a tonalidade marrom. Dessa forma, podem ficar camufladas entre as folhas secas da base das bananeiras, saindo principalmente à noite, para alimentar-se. É provável que as lagartas distingam luz de escuridão, mas não consigam perceber formas e compor uma imagem nítida. Localizam a comida pelo tato e o olfato. O reflexo de alimentação ocorre por sensores localizados ao lado das mandíbulas, sem os quais a lagarta não seria capaz de reconhecer uma planta como alimento.

Permanecem dentro dessa crisálida ou pupa durante 1 mês. A crisálida se parece muito com uma folha, isso acontece para a lagarta se proteger de vários danos e ataques até completa inteiramente sua metamorfose. Quando a borboleta sai da crisálida, já é um inseto adulto e pesa 16 gramas: não crescerá mais nem passará por outras renovações de pele. Pode levar de uma a duas horas do momento em que sai do casulo até que possa realizar seu primeiro voo. Ao sair do casulo, suas asas estão totalmente encolhidas; vão expandindo-se aos poucos, pela pressão da hemolinfa (o "sangue" dos insetos) e pelos movimentos musculares, num processo que dura cerca de 20 minutos. Durante esse processo, a borboleta fica pendurada; desse modo, as asas se abrem com perfeição.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate