MUÇURANA Boiruna maculata
Foto: Germano Woehl Jr. Local: Itaiópolis (SC), Esta cobra estava cruzando uma estrada rural, durante à noite.
DESCRIÇÃO: Pode atingir mais de 2 m. As imagens apresentadas é de um exemplar jovem e foram feitas em Itaiópolis, SC. Ela nasce com o preto dorsal mais estreito e este preto vai tomando conta do dorso inteiro até sumir o vermelho. Nesta mesma região (planalto norte de Santa Catarina) existe uma outra espécie muito semelhante (Clelia hussami), que quando adulta permanece com esta cor vermelha, só que é menor, atinge no máximo 1,2 m.
ECOLOGIA: É ativa durante à noite (a espécie da foto foi encontrada à noite, atravessando uma estrada na área rural de Itaiópolis, SC). Alimenta-se de outras cobras, mas comem também ratos, lagartos e aves. É ovípara, coloca 8 ovos.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao geógrafo Marco Antonio de Freitas por ter gentilmente identificado esta espécie. O Prof. Marco reside em Lauro de Freitas, Bahia, é consultor ambiental e herpetólogo. É autor dos seguintes livros sobre serpentes: 1. Serpentes Brasileiras, 160 páginas, 320 fotos coloridas, Ed Malha-de-sapo-publicações e consultoria ambiental, Lauro de Freitas,Bahia,2003.
2. Serpentes da Bahia e do Brasil, 80 páginas, 106 fotos coloridas, Ed DALL, Feira de Santana, Bahia.
3. Guia de Répteis da Região metropolitana de Salvador e Litoral Norte da Bahia,72 páginas, 80 fotos coloridas, Ed Malha-de-sapo-publicações e consultoria ambiental, Salvador, Bahia
Parte das informações sobre os répteis que estão em nosso site foram extraídas de seus livros. Para maiores informações sobre as serpentes aqui retratadas, sugerimos a consulta desses livros
|