Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BESOURO-ARLEQUIM
Acrocinus longimanus

Nome em inglês: harlequin beetle
Outros nomes populares: arlequim, arlequim-da-mata, arlequim-grande, arlequim-de-caiena, besouro-da-figueira e broca-da-jaqueira

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Cerambycidae
subfamília: Lamiinae

Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Santuario Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 05/11/2025


Esta espécie de besouro integra a família dos Cerambicídeos, que são os besouros conhecidos popularmente como serra-pau. Esta família é uma das mais numerosas do reino animal, com mais de 25 mil espécies descritas no mundo todo.

Características
Conforme mostram as fotos, a carapaça apresenta padrões em vermelho, laranja e preto, que se assemelham aos trajes alegres e multicoloridos dos carnavalescos arlequins – origem do nome popular da espécie. São besouros grandes, com comprimento de corpo variando de 4,3 a 7,6 centímetros e dotados de antenas pretas e filiformes, mais longas que o comprimento do corpo, com  manchas alaranjadas nas proximidades de suas junções. Machos e fêmeas possuem a mesma coloração vistosa mas eficaz para se camuflar na casca dos troncos cobertos de líquens e fungos das árvores onde se aninham.

Alimentação
Na fase larval, se alimenta de cascas e lenho das árvores; quando adulto, de vegetais, madeira e excremento de outros animais

Reprodução
A fêmea perfura um pequeno buraco na casca de uma árvore para depositar seus ovos. Ao eclodir, as larvas vão se alimentar de madeira e abrir túneis ainda mais profundos, onde vão se transformar em pupas. Cerca de quatro meses depois, emergem os besouros adultos, que precisam abrir caminho para fora da madeira para dar sequência ao ciclo de reprodução. Todos os besouros passam mais tempo na fase larval (cujo objetivo é se alimentar) do que na fase adulta (cujo objetivo é se reproduzir). A lava de besouro veja aqui é chamada popularmente de goró.

Curiosidades
O corpo do besouro-arlequim também pode hospedar pequenos aracnídeos conhecidos como pseudoescorpiões (Cordylochernes scorpioides). Vivendo na serrapilheira, camada de folhas secas, galhos e restos de frutas, flores e animais que ficam na superfície do solo, esses miniescorpiões pegam carona com o inseto para alcançar novas fontes de alimentos.
Esta espécie já estampou a capa do álbum "O Cair da Tarde", lançado em 1997 pelo cantor de MPB Ney Matogrosso.

Distribuição geográfica

Ocorre nas florestas tropicais do sul do México ao norte da Argentina.

Referencias
Instituto Butantan
Um besouro com pernas muito compridas e carapaça espalhafatosa: Conheça o maravilhoso arlequim-da-mata