|
|
|
INFORMAÇÕES: |
ACAUÃ Herpetotheres cachinnans (Linnaeus, 1758)
Outros nomes populares: Macauá, acanã, cuã, cauã, coã, deus-quer-um, bispo, gavião-coveiro, cobreiro, papa-cobra, uacanã e macaguá. No perímetro de Linhares (Espírito Santo) e no interior do RJ, alguns moradores chamam esta ave de gavião-cova-caiau, devido a seu chamado/apelo.
Nome em inglês: Laughing Falcon
Família: Falconidae Subfamília: Herpetotherinae
Foto: Germano Woehl Jr Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC Data: 21/06/2023
Canto(ouvir 1 gravado por Germano Woehl Jr. Local RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC Data: 21/06/2023 às 18h15min
Canto ouvir 2 e ouvir 3 gravado por Germano Woehl Jr. Local RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC Data: 11/06/2019
Características Mede entre 45 e 56 centímetros de comprimento e pesa entre 544 e 675 gramas o macho e entre 590 e 800 gramas a fêmea. Sua envergadura está entre 75 e 91 centímetros. Espécie sem dimorfismo sexual. Ouça o canto do acauã clicando e Ouvir 1.
Subespécies
Possui três subespécies reconhecidas:
Herpetotheres cachinnans cachinnans (Linnaeus, 1758) - ocorre desde a Nicarágua até a Colômbia, nas Guianas, no Peru e em grande parte do território brasileiro;
Herpetotheres cachinnans queribundus (Bangs & T. E. Penard, 1919) - ocorre do leste da Bolívia até o Paraguai e no norte da Argentina;
Herpetotheres cachinnans chapmani (Bangs & T. E. Penard, 1918) - ocorre das planícies do norte do México até Honduras.
(ITIS - Integrated Taxonomic Information System, 2015).
Alguns autores chegam a reconhecer até seis subespécies, entretanto muitos acreditam que algumas delas são apenas variações da subespécie nominal.
Alimentação Alimenta-se de lagartos, morcegos e cobras, das quais tornou-se famoso exterminador, apesar de caçar principalmente espécies inofensivas, como a cobra-cipó. Também se alimenta de carrapatos do gado.
Reprodução Faz ninho em cavidades de árvores, aproveitando com menor frequência o ninho de outros gaviões. Entre os índios esse pássaro é denominado como uira jeropari, que significa demônio; na época da postura,põe os ovos em lugares diversos, que, segundo a lenda, são chocados pelo diabo.
Hábitos Comum em bordas de florestas, capoeiras, florestas de galeria, campos com árvores e cerrados. Vive solitário, permanecendo pousado por longos períodos a média altura em árvores isoladas, que ofereçam boa visibilidade. Costuma cantar ao entardecer e ao amanhecer. É comum ver esta ave em galhos de árvore secas.
Distribuição Geográfica Presente em todo o Brasil e também do México à Argentina. |
|