INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CARAÚNA
Plegadis chihi (Vieillot, 1817)

Nome em Inglês: White-faced Ibis

Família: Threskiornithidae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 13/02/2023


Características
Mede de 43 a 65 centímetros e pesa cerca de 610 gramas. Plumagem castanho-escura com lustro verde e purpúreo metálico no dorso, asas, cabeça e pescoço. Uma borda de pena branca cerca a pele facial que é de uma cor entre rosada e vermelha. As pernas são avermelhadas. A plumagem das costas e asas é marrom esverdeado apresentando fantástico e atraente reflexo verde, arroxeado ou avermelhado. A cauda é curta e tem as mesmas reflexões do dorso. A área orbital é livre de penas, revelando uma pele avermelhada. Os olhos são vermelhos. O bico muito longo, cor-de-rosa, é curvo. As pernas são de cor rosa. O macho, na época de reprodução, apresenta a pele do contorno da área orbital com plumagem branca (vem daí o nome popular em inglês, “ibis de face branca”) e é geralmente em tons marrons. A plumagem do sexo feminino é idêntica à do sexo masculino, ou seja, não apresenta dimorfismo sexual.

Alimentação
Alimenta-se no raso de lagos, lagoas, rios e terras inundadas. Também em campos de alfafa e arroz quando inundados. Pega peixes e vários pequenos vertebrados e invertebrados aquáticos. Também se alimenta de algumas sementes, como grãos de arroz que ficam caídos na resteva da cultura.

Reprodução
Podem ser achados ninhos em pântanos, arbustos ou árvores, especialmente em ilhas com vegetação. A colônia de nidificação é muitas vezes misturada com outras espécies de aves aquáticas. Ela ocorre nas lagoas onde a vegetação é abundante. Os ninhos construídos no chão são normalmente tecidos de junco seco, cujo interior é decorado com plantas e folhas aquáticas, enquanto aqueles em árvores são construídos de galhos e ramos. O número de ovos em uma postura é de três ou quatro, que apresentam coloração turquesa. O período de incubação é de cerca de 21 dias e é feita por ambos os pais. Os filhotes são alimentados pelo casal, por 4 semanas; após este tempo eles saem do ninho e se juntam ao grupo familiar.

Hábitos
Habita terras úmidas e todos os tipos de terra agrícola, especialmente nos tabuleiros de arroz irrigado por inundação. Congrega-se ao redor de riachos, lagos e outras fontes de água.

Algumas populações migram entre as áreas de cria e de inverno, mas outras, especialmente aquelas da América do Sul, permanecem na mesma área ao longo do ano.

Distribuição Geográfica
Duas áreas separadas: Peru, Brasil, Chile, Argentina, México e Estados Unidos. No Brasil, ocorre no Sul, Sudeste e em partes do Centro-Oeste (Pantanal), onde é migratório.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate