INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

MAÇARICO-DE-PERNA-AMARELA
Tringa flavipes (Gmelin, 1789)

Nome em Inglês: Lesser Yellowlegs

Família:     Scolopacidae
Subfamília: Tringinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 11/02/2023


Características
Tem cerca de 25 centímetros e o bico tem apenas 35 milímetros. A parte superior da sua plumagem é cinzenta e pintalgada de branco, já o seu peito é claro com riscos cinzentos e o ventre é branco. Suas pernas são altas e amarelas e a cauda é branca.

Alimentação
Alimenta-se de invertebrados aquáticos em banhados e plantações de arroz e também nas praias se alimenta  minúsculos seres marinhos, expostos na areia pelas ondas retrocedentes.

Reprodução
Defende fortemente o seu território. Vive em casal, mas ocorre também poliandria, quando o espaço é amplo. Nidifica sobre folhas de ninfeias, põe quatro ovos castanho-amarelados, bastante manchados. Apenas o macho choca e zela pelos filhotes. Para proteger o ninho, finge estar com uma perna quebrada, debatendo-se como se não pudesse voar, para, assim, despistar o seu predador. Os filhotes são nidífugos, logo após a eclosão saem por sobre plantas aquáticas; já nessa idade são extremamente pernilongos e sabem mergulhar.

Hábitos
Ave migratória visitante do hemisfério norte. Vive em regiões úmidas tanto do interior como do litoral, em praias lamacentas e abertas de lagos e rios. Suas presas são localizadas visual ou acusticamente, sendo apanhadas em águas rasas ou na lama. Pode transferir plantas de um continente ao outro, por intermédio de sementes vivas nas suas dejeções. Regurgita pelotas que contêm a quitina do exoesqueleto dos artrópodes ingeridos.

Distribuição Geográfica
Ocorre em todo o Brasil, até a Terra do Fogo. Nidifica no Círculo Polar Ártico.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate