INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CABOCLINHO-DE-BARRIGA-VERMELHA
Sporophila hypoxantha (Cabanis, 1851)


Outros nomes populares: caboclinho-rosa e papa-capim

Nome em Inglês: Tawny-bellied Seedeater

Família: Thraupidae

Subfamília: Sporophilinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Mafra SC
Data: 10/01/2023


AMEAÇAS
Em Santa Catarina é uma espécie que corre risco de extinção por causa da destruição das áreas de campos naturais, que foram substituídos por reflorestamento de pinus e pastagens.

Características
Mede 10 cm de comprimento. Semelhante ao caboclinho-lindo (Sporophila minuta), porém de coloração mais clara e com o azul acinzentado da cabeça somente até a altura dos olhos. A fêmea é bem diferente do macho. Clique aqui para ver a foto da fêmea do caboclinho-de-barriga-vermelha

Alimentação
Granívoro. Se alimentam também de cupins alados quando estes insetos saem em grande quantidade dos cupinzeios

Reprodução
Em estudo sobre a história natural da espécie no Planalto Meridional Brasileiro, Franz (2012) relatou que o período reprodutivo inicia na primeira semana de novembro, onde os machos chegam primeiro e logo iniciam o estabelecimento e defesa de territórios esperando as fêmeas que chegam em seguida. O fim do período reprodutivo se dá no final de fevereiro ou em março.

Somente as fêmeas constroem os ninhos, durando de 3-6 dias. Os ninhos são feitos em sítios planos marcados por um denso estrato médio, ricos em arbustos como Vernonia chamaedrys, Eupatorium polystachyum, Baccharis caprariifolia e touceiras de Andropogon lateralis, evitando habitats com maior adensamento do estrado superior. Deposita de 2 a 3 ovos que são brancos pintados de manchas marrons.

Hábitos
Vive em campos limpos e campos sujos, nas proximidades de áreas úmidas ou banhados. Durante o período de descanso reprodutivo, é visto em pequenos bandos associados a outros congêneres em migração.

Distribuição Geográfica
Ocorre nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No Planalto Norte de Santa Catarina é uma espécie migratória, que aparece no verão, nas poucas áreas de vestígios de campos naturais que ainda existem. Torna-se raro no Sudeste e Sul com a destruição de seu habitat.

Canto do caboclinho de barriga vermelha
Assista ao vídeo com o caboclinho de barriga vermelha cantando
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate