INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

PINTADINHO
Drymophila squamata (Lichtenstein, 1823)

Outros nomes populares: papa-formiga e formigueiro-escamoso

Nome em Inglês: Scaled Antbird

Família:     Thamnophilidae
Subfamília: Thamnophilinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Araquari SC
Data: 12/11/2022

Canto (ouvir 1) gravado por Germano Woehl Jr
Local: Araquari SC
Data: 12/11/2022

Ameaças
Em Santa Catarina é uma espécie ameaçada de extinção a curto prazo porque esta espécie habita somente as áreas de restinga e as últimas áreas deste ecossistema estão sendo destruídas pela exploração imobiliária e mineração de areia.

Características
Medindo entre 12 e 13 centímetros de comprimento e pesa entre 10,5 e 11,0 gramas.

Subespécies
Possui duas subespécies reconhecidas

Drymophila squamata squamata (Lichtenstein, 1823) - ocorre no nordeste do Brasil do estado de Alagoas até a Bahia.

Drymophila squamata stictocorypha (Boucard & Berlepsch, 1892) - ocorre no sudeste do Brasil de Minas Gerais até o nordeste do estado de Santa Catarina. Esta subespécie difere da espécie nominal por possuir muitas pintas na coroa.

Alimentação
Vasculha as folhagens em busca de insetos e pequenas lagartas.

Hábitos
Frequentemente encontrada em matas de baixada entre 0 e 300 metros, raramente atingindo 900 metros de altitude. Adentra a restinga arbórea parcialmente alagada, com sub-bosque tomado por soqueiras densas de helicônias ou emaranhados de bambu. Habita as matas de restinga (Sudeste) e de tabuleiro (Nordeste), no emaranhado de taquaras e bromélias. É uma das aves mais fáceis de ouvir nas matas de restinga, no litoral paulista. No entanto, é rara em Santa Catarina. O macho canta o dia todo no interior da mata, marcando bem seu território e não permitindo que outros machos invadam seus domínios. Constantemente são vistos em casais, mas a fêmea costuma ser mais reclusa e tímida. Estão o tempo todo em contato vocal, emitindo alguns chamados curtos e agudos, respondido com um pio trêmulo pelo parceiro.

Distribuição Geográfica
É encontrada apenas ao longo da costa leste do Brasil, de Alagoas às áreas de restinga (de interior) da região norte de Santa Catarina, onde é rara e ameaçada de extinção devido a destruição deste ecossistema.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate