Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BORBOLETA
Historis acheronta (Fabricius, 1775)

Família: Nymphalidae
Subfamília: Nymphalinae
Tribo: Coeini

Sinônimos
Papilio acheronta (Fabricius, 1775)
Papilio cadmus (Cramer, 1775)
Papilio pherecydes (Stoll, 1780)
Coea cadmus (Godman & Salvin, 1884)
Acheronta semele (Bates, 1939)


Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 24/10/2023


Características
Sua envergadura pode chegar a oito centímetros e sua coloração é caracterizada por apresentar asas posteriores de coloração castanha e asas anteriores enegrecidas, com manchas características de coloração alaranjada em seu centro, vista por cima, e padronagem de folha seca em vista inferior. Difere da outra espécie de seu gênero, Historis odius, maior e mais robusta[5], por apresentar seis manchas brancas na parte superior das asas anteriores e por apresentar um prolongamento filiforme em cada uma das asas posteriores.

Hábitos
Historis acheronta ocorre em uma grande variedade de habitats florestais, incluindo florestas caducifólias e matas úmidas, do nível do mar até 1.000 metros de altitude. Macho e fêmea visitam frutos em fermentação, preferindo aqueles que ainda não caíram das árvores. Também são atraídas para fontes de sais minerais, particularmente urina no solo. Quando pousam, as asas ficam eretas sobre o corpo do animal. Na RPPN Santuário Rã-bugio, no sopé da Serra do Mar, Norte de Santa Catarina, se alimenta de bananas bem maduras no comedouro das aves.

Ciclo de vida
Os ovos de H. acheronta são colocados em folhas de Cecropia. Suas lagartas possuem cabeças vermelhas, com chifres, e salpicos irregulares de vários tamanhos na cor negra. Corpo principalmente negro, com três marcações amarelas que se estendem para a área subdorsal do 2º, 4º e 6º segmentos abdominais. Possuem prolongamentos espiniformes como em Historis odius. Superfície ventral branca. Crisálida similar à de odius, com cristas da cabeça mais curtas, não encurvadas ou apostas, mas um pouco divergentes.

Distribuição geográfica
 Distribui-se do México ao Brasil, habita também as ilhas de Cuba, Jamaica e Ilha de São Domingos, com rara ocorrência no sul da Flórida.

Subespécies

Historis acheronta possui três subespécies:

Historis acheronta acheronta - Nativa da região do México ao Brasil (ocasionalmente adentrando os EUA)[3], descrita por Fabricius em 1775.

Historis acheronta semele - Nativa da região de Cuba e Ilha de São Domingos, descrita por M. Bates em 1939.

Historis acheronta cadmus - Nativa da região da Jamaica, descrita por Cramer em 1775.

Distribuição geográfica
Distribui-se do México ao Brasil, habita também as ilhas de Cuba, Jamaica e Ilha de São Domingos, com rara ocorrência no sul da Flórida.


Agradecemos ao Kahio Mazon pela identificação da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate