INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

COLHEREIRO
Platalea ajaja (Linnaeus, 1758)

Outro nomes populares: ajajá e colhereiro-americano.
Nome em Inglês: Roseate Spoonbill

Família:   Threskiornithidae
Nome em Inglês: Roseate Spoonbill

Foto: Germano Woehl Jr
Local: Propriedade da familia de Osnildo Otto - Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 04/10/2022


Características
O colhereiro mede entre 68,5 e 86,5 centímetros de comprimento e pesa entre 1150 e 1400 gramas. Espécie sem dimorfismo sexual (macho igual a fêmea)

Alimentação
Peneira a água, sacudindo e mergulhando o bico à procura de alimento, dentre eles peixes, pequenos anfíbios, insetos, camarões, moluscos e crustáceos. A presença de algumas substâncias nestes itens alimentares, chamadas carotenoides, dão uma coloração rosada ao colhereiro, que se torna mais intensa na época reprodutiva.

Reprodução
Tem uma parada nupcial elaborada, que inclui batimentos de bico e ofertas mútuas de galhinhos. Nidifica em colônias e constrói o ninho com gravetos e talos secos de gramíneas em árvores. As colônias costumam ser mistas, englobando outras espécies de aves, como biguás e garças. A fêmea geralmente realiza a postura de 2 a 3 ovos que são incubados por cerca de 22 dias. Após 6 semanas o juvenil começa a voar e aos 3 anos de idade atinge a maturidade sexual e apresenta a plumagem adulta. Chega a viver entre 10 e 15 anos.

Hábitos
Habita ambientes aquáticos, como praias lamacentas e manguezais, e realiza migrações sazonais. O colhereiro é um animal gregário, ou seja, que vive em bandos.

Distribuição Geográfica
Com ocorrência na região neotropical, distribuindo-se do sul dos EUA à Argentina, ocorrendo também em áreas do Equador e Peru.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate