INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

PRIMAVERA
Nengetus cinereus (Vieillot, 1816)

Outros nomes populares: maria-branca (Guia de Aves do Ibirapuera) e maria-branca-grande (Minas Gerais).

Nome em Inglês: Gray Monjita

Família:     Tyrannidae
Subfamília:  Fluvicolinae



Foto: Germano Woehl Jr
Local: Itaiópolis SC
Data: 19/09/2022



Características
Tem 22,5 centímetros, é cinzenta e branca, olho avermelhado (castanho nos filhotes). Quando voa revela um desenho branco e preto muito destacado na asa. O macho é igual a fêmea (espécie sem dimorfismo sexual).

Subespécies

Possui duas subespécies:

    Nengetus cinereus cinereus (Vieillot, 1816) - ocorre no Suriname, na Amazônia, no leste do Brasil, no Uruguai e no nordeste da Argentina;
    Nengetus cinereus pepoaza (Vieillot, 1823) - ocorre no sudeste do Peru, na região de Madre de Dios até o leste da Bolívia, no Paraguai e no norte da Argentina.

Alimentação
Consiste em insetos e até pequenos vertebrados como anfíbios. Na ação de caça costuma pousar em pontos altos e expostos (postes, mourões de cerca, antenas etc.), de onde se lança em voos rápidos e curtos para caçar insetos em pleno voo ou no chão, voltando quase sempre ao mesmo ponto. Costuma acrescentar peixes à dieta.

Reprodução
Ninhos abertos, em forma de tigela ou taça, de acabamentos diversos.

Hábitos
Vive em regiões campestres e no cerrado. Pousa geralmente ereto. O seu nervosismo é denunciado por movimentos bruscos de asas, do pássaro pousado. Gosta de tomar banho de chuva ou na folhagem molhada. Pode usar formigas na higiene do corpo. Tem o costume de dormir em grupos ou em buscar um lugar mais abrigado para passar a noite. É brigão.

Distribuição Geográfica
Possui ampla distribuição no Brasil. Ocorre do sudeste do Amazonas até o Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. No sul emigra durante o inverno. Possui uma pequena população desjunta em uma enclave de Cerrado no Rio Grande do Norte.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate