INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

SABIÁ-DO-BANHADO
Embernagra platensis (Gmelin, 1789

Nome em Inglês: Great Pampa-Finch

Família:Thraupidae
Subfamília: Emberizoidinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Itaiópolis SC
Data: 15/09/2022


Características
Mede entre 20,5 e 23 centímetros de comprimento e pesa entre 45 e 47 gramas. A plumagem do macho e da fêmea é idêntica, ou seja, não apresentando dimorfismo sexual.

Subespécies

    Embernagra platensis platensis (Gmelin, 1789) - ocorre do leste do Paraguai até o sudeste do Brasil, Uruguai e na região central da Argentina;

    Embernagra platensis catamarcana (Nores, 1986) - ocorre do sudeste da Bolívia até o sudoeste do Paraguai e no noroeste da Argentina;

    Embernagra platensis gossei (C. Chubb, 1918) - ocorre na região oeste e central da Argentina;

    Embernagra platensis olivascens (Orbigny, 1839) - ocorre do Sudeste da Bolívia até o Sudoeste do Paraguai e Noroeste da Argentina.


Alimentação

Alimenta-se de pequenos insetos e sementes.

Reprodução
Nidifica em árvores ou pastagens. Constrói um ninho com fibras vegetais, hastes e folhas; no interior o recobre com materiais mais finos. Normalmente põe três ovos brancos com pontos marrons escuros. Tem em média 2 ninhadas por estação.

Hábitos
Vive solitário ou em pares nos pântanos com alguma vegetação alta, campos sujos e úmidos. Nos campos de altitude da Mantiqueira (Itatiaia RJ a 1800 m, e Caparaó MG) anda a passos largos sobre o solo, pousa nas pontas de arbustos, segurando-se às vezes em dois galhos de uma bifurcação, pousa sobre rochas, aciona a cauda para os lados e verticalmente, voa pesadamente com pernas penduradas.

Distribuição Geográfica
Presente da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Vídeos
Canto do sabiá do banhado

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate