INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BICUDINHO-DO-BREJO
Formicivora acutirostris

Nome em Inglês: Marsh Antwren

Família: Thamnophilidae
Subfamília: Thamnophilinae

Foto: Germano Woehl Jr
Local: Aquarari, SC
Data: 29/09/2022

Ameaças
Espécie ameaçadas de extinção devido a destruição do habitat, das áreas alagadas de restinga com vegetação bem rala, constituída por gramíneas (espécie de capim alto com a haste floral em forma cana) e taboas que é muito restrito e restam poucas áreas.

Características
Possui cerca de 15 cm, bico alongado e fino. A foto principal é do macho. Para ver a foto da fêmea Clique aqui

Reprodução
O bicudinho-do-brejo constroe seu ninho escondido nas gramíneas (capim alto, semelhantes a paineiras, cuja haste floral tem forma de cana) típicas do ambiente onde vive, ou seja, as áreas de restinga mais abertas, de vegetação rala,nas regiões litorâneas, que ficam parcialmente alagadas boa parte do ano. O ninho é característico da família Thamnophilidae: aberto e na forma de taça. A fêmea deposita dois ovos que são chocados pelo casal que se reveza.

Alimentação
Capturam insetos e artrópodes a baixa altura, aos casais ou pequenos grupos familiares.

Hábitos
É uma ave adaptada para viver  nas áreas abertas de restinga que permanecem inundadas e são colonizadas por taboas e algumas espécies de gramíneas altas (capim alto, semelhantes a paineiras, cuja haste floral tem forma de cana que atinge mais de 2 metros de altura) típicas desses ambientes. Ocorre também na vegetação que margeia os rios da planície litorânea paranaense, ambientes ameaçados pela drenagem e supressão desta vegetação para formação de pastagem para criação de gado ou projetos de piscicultura. Além da exploração imobiliária de balneários e cidades. As plantas invasoras como o lírio-do-brejo (Hedychium coronarium) e a braquiaria. A rápida destruição do habitat leva esta ave a ocupar temporariamente (por alguns meses) áreas degradados, onde não sobrevive por muito tempo e muitos se iludem com isso e registram até um publicações científicas que o bicudinho do brejo vive até em áreas urbanas, o que não é verdade.

Distribuição Geográfica

Região litorânea do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate