INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

DITUÍ
Drymophila ferruginea (Temminck, 1822)

Nome em Inglês: Ferruginous Antbird
Outros nomes populares: formigueiro-trovoada ou simplesmente trovoada 

Família: Thamnophilidae 

Subfamília: Thamnophilinae
 

Foto: Germano Woehl Jr
Local: Corupá SC
Data: 11/02/2002


AMEAÇAS
As aves desta família (Thamnophilidae) vivem no sub-bosque da floresta, em um micro-hábitat bem específico. Portanto, a destruição e fragmentação da Mata Atlântica podem afetar a espécie, que é dependente da integridade desses microambientes para sobreviver.

Características
Atinge 14 cm de comprimento. Parte de cima do corpo preto e branco, região acima da cauda castanha, parte de baixo do corpo cor de ferrugem. Asas pretas com pintas brancas, cauda preta com a ponta pintada de branco. Lista branca acima e abaixo da região dos olhos.
[
Alimentação
Alimenta-se de artrópodes em geral: aranhas, opiliões, centopeias e lacraias, lagartas de insetos. Costuma seguir formigas de correição para se alimentar de outros insetos que elas espantam.

Hábitos
Habita bordas e clareiras de florestas, tanto clímax quanto secundárias e até capoeiras. Tem preferência por ambientes ricos em taquaras e cipós, especialmente por bambus do gênero Chusquea (Chusquea bambusoides, p.ex.). Habita mais as baixadas litorâneas. O casal permanece junto ao longo do ano e defende avidamente seu território. Pode acompanhar bandos mistos pelo sub-bosque e sub-copas.

Distribuição Geográfica
Ocorre da Bahia a Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate