INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

NARCEJA
Gallinago paraguaiae (Vieillot, 1816)

O nome cientifico significa Galinha do Paraguai 

Outros nomes populares: agachada, agachadeira, atim, batuíra, berrumeira, bico-de-ferro, bico-rasteiro, bicudo, corta-vento, maçarico-d'água, maçarico-d'água-doce, minjolinho, monjolinho, narceja-comum, narceja-miúda, narcejinha, rapaz, rapazinho e rasga-mortalha.

Nome em Inglês South American Snipe

Família: Scolopacidae
Subfamília: Scolopacinae
 

Foto: Germano Woehl Jr
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 24/02/2022

Características
O adulto mede entre 27 e 29 centímetros de comprimento e pesa 110 gramas.

Alimentação
Alimenta-se, principalmente, de insetos e minhocas, e também material vegetal.

Reprodução
O macho executa uma “chilrear” durante o namoro, voando alto em círculos e em seguida, mergulha em águas rasas para produzir um som inconfundível. O ninho é uma depressão bem escondida no chão, no meio de touceira de capim. Clique aqui para ver a foto do ninho da narceja. Ambos os progenitores incubam os dois ovos amarelos (Clique aqui para ver a foto do ovo da narceja) por cerca de 19 dias para a eclosão, os filhotes deixam o ninho logo após o nascimento. Clique aqui para ver a foto do filhote da narceja.

Hábitos
Vive em ambientes úmidos e pantanosos. Na região da baixada Norte de Santa Catarina habita os tabuleiros de plantação de arroz, buscando alimento dentro dos canais (valetas) com um pouco de água ou com lama entre os tabuleiros de arroz.

Distribuição Geográfica
Apresenta ampla distribuição no Brasil. 


Observações (Fonte Wikipedia)

A narceja foi muito citada durante o filme Up, da Pixar Animation Studios, especialmente pelo personagem Carl Fredericksen. A ave é também citada na coleção Crônicas de Nárnia do autor C.S. Lewis em O cavalo e seu menino. Foi citada ainda o drama sul-coreano Mother  (Mãe).

Bibliograficamente, foi mencionada em Anna Kariênina (Anna Karenina), de Liev Tolstói, e por José de Alencar na obra Iracema no momento em que Batuireté, pajé pitiguara e avô de Poti, diz, moribundo, ao ver seu neto ao lado do estrangeiro Martim, que Tupã quisera que seus olhos vissem o gavião branco junto da narceja. Érico Veríssimo também cita a ave em Incidente em Antares.

A palavra "narceja" em inglês é snipe. A partir de tal termo anglófono originá-se termo sniper (algo como "narcejeiro" ou caçador de narcejas em português), o qual é utilizado para referir-se aos atiradores especiais. Tal termo foi cunhado porque, caçadores de narcejas devem ter um ótima pontaria, precisão e reflexos para atingir em cheio essas velozes e ariscas aves.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate