INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BEIJA-FLOR-DE-GARGANTA-VERDE
Chionomesa fimbriata (Gmelin, 1788)

Nome em Inglês: Glittering-throated Emerald

Família: Trochilidae
Subfamília: Trochilinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Araquari SC
Data: 03/12/2022

Características
Beija-flor pequeno e comum. Mede de 8,5 a 11 cm de comprimento e pesa em torno de 5 g. Em geral é verde metálico com uma mancha branca atrás dos olhos, mandíbula alaranjada, crisso pálido e a cauda azul e preta com a base esverdeada. Macho e fêmea são muito semelhantes. Bico longo e reto, com a maxila escura e a mandíbula na cor rosada com a ponta escura. Os adultos possuem pernas e pés escuros. O centro do peito, abdome inferior e crisso são brancos, enquanto que os flancos são da cor verde com brilho bronzeado. As subespécies diferem na quantidade de azul na garganta.

Subespécies

São sete as subespécies de Chionomesa fimbriata, com pequenas variações na plumagem:

Chionomesa fimbriata fimbriata (J.F. Gmelin, 1788) - Ocorre no nordeste da Venezuela da bacia do Orinoco para as Guianas e norte do Brasil, norte da Amazônia.

Chionomesa fimbriata elegantissima (Todd, 1942) - Ocorre no extremo nordeste da Colômbia e norte e noroeste da Venezuela.

Chionomesa fimbriata apicalis (Gould, 1861) - Ocorre na Colômbia ao leste dos Andes.

Chionomesa fimbriata fluviatilis (Gould, 1861) - Ocorre no sudeste da Colômbia e leste do Equador.

Chionomesa fimbriata laeta (Hartert, 1900) - Ocorre no nordeste do Peru.

Chionomesa fimbriata nigricauda (Elliot, 1878) - Ocorre no leste da Bolívia e Brasil central e sul da Amazônia.

Chionomesa fimbriata tephrocephala (Vieillot, 1818) - Ocorre na costa leste do Brasil do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul. Esta subespécie é ligeiramente maior que as outras subespécies.

Alimentação
Como outras espécies de beija-flores, alimenta-se de néctar das flores, insetos e aranhas. Visita as flores de arbustos, trepadeiras e árvores isoladas ou na borda da mata.

Reprodução
As fêmeas passam a época de reprodução trabalhando, pois sozinhas elas montam o ninho, chocam e cuidam dos filhotes. Colocam apenas 2 ovos por vez. Os filhotes tornam-se rapidamente independentes. Em média, com 4 semanas o filhote está pronto para partir do ninho. Alguns filhotes recém-chegados ao mundo costumam confundir qualquer coisa colorida com alimento (flores), assim aproximando-se de qualquer objeto chamativo.

Hábitos
Encontrado em uma variedade de habitats abertos e semi-abertos, incluindo cerrado e áreas urbanas, evitando interiores de floresta densa. Em Araquari SC é encontrada nas áreas preservadas e degradadas de restinga de interior. Adapta-se a ambientes urbanos e onde frequenta as flores de quintais e jardins, tornando-se presa fácil de gatos domésticos.

Distribuição Geográfica
Nos domínios da Mata Atlântica (costa leste) de Santa Catarina (região litorânea, Serra do Mar e alto vale do rio Itajaí), Paraná e da região norte do Rio Grande Sul e no restante do Brasil em todos os ecossistemas.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate